Menu

Sinésio Campos lança candidatura à reeleição na presidência estadual do PT com apoio da capital e do interior

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Com oito mandatos consecutivos e uma trajetória marcada pela luta democrática, Sinésio Campos busca renovar o comando do PT no Amazonas, defendendo a unidade partidária e o fortalecimento das bases.

Manaus (AM) – Reconhecido como uma das vozes mais antigas e atuantes do partido no estado, o deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) lançou oficialmente sua candidatura à reeleição como presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Amazonas.

O evento ocorreu na noite de sexta-feira (9/5), na sede do partido, na Avenida Constantino Nery, em Manaus. Reuniu lideranças políticas, sindicais e comunitárias da capital e de diversos municípios do interior.

Com uma trajetória marcada pela defesa da reforma política como instrumento de fortalecimento da democracia, Sinésio afirmou que sua candidatura é um chamado da base e do Diretório Nacional.

“Essa candidatura nasceu do desejo coletivo de manter o PT unido e combativo. Nossa luta é por mais protagonismo da militância, mais organização partidária e mais presença nas comunidades”,
declarou.

Entre as lideranças presentes estavam Valdemir Santana, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos; o presidente do Diretório Municipal, Sasá da Construção; e representantes de lideranças políticas dos povos tradicionais, como o prefeito de São Gabriel da Cachoeira, Curubinha, e o ex-prefeito Curubão — que é candidato à presidência do diretório municipal local. Ambos são indígenas da etnia Tarianas. No município, o PT vem fazendo história, governando por três mandatos consecutivos.

Apoio ao projeto nacional

Além do projeto estadual, Sinésio também declarou apoio à candidatura de Romênio Pereira à presidência nacional do PT.
“Nosso projeto no Amazonas está em sintonia com o projeto nacional. Por isso, apoio o companheiro Romênio Pereira como presidente nacional do PT. É a hora da base voltar a liderar”, afirmou.

Recentemente, Romênio esteve em Manaus participando de encontro de lideranças. Durante o ato, agradeceu a Sinésio Campos pelo apoio e disse confiar na articulação dos petistas amazonenses para vencer à disputa.

PED 2025: o que está em jogo

A eleição de Sinésio acontece dentro do Processo de Eleição Direta (PED) 2025 do Partido dos Trabalhadores, que será realizado no dia 6 de julho, das 9h às 17h, em todo o país.

Podem votar e ser votados todos os filiados e filiadas com registro até 28 de fevereiro de 2025, desde que estejam em conformidade com as normas estatutárias. As eleições são realizadas por voto secreto e presencial.

O mandato das direções eleitas será de quatro anos. A composição dos diretórios deverá respeitar a paridade de gênero (50% homens e 50% mulheres), além de garantir 20% das vagas para jovens com menos de 30 anos e 20% de negros e indígenas — exceto em estados com regras estatutárias diferenciadas.

Para Sinésio Campos, o PED 2025 é uma oportunidade real de fortalecimento do partido:
“O PT não é um partido cartorial. O PT é um partido orgânico! Está no movimento sindical, está no movimento agrário, está com os quilombolas, estamos discutindo com os povos originários, estamos nos beiradões. O PT está em vários cantos do Amazonas. Por isso, cada filiado do PT é um militante orgânico que faz a diferença”, pontuou.

Ele fez um chamado à militância:
“Esse processo é a base da democracia interna. É quando a militância toma as rédeas e aponta os rumos. Vamos fazer uma grande mobilização no Amazonas.”

Todos destacaram o apoio à reeleição do presidente Lula, em 2026, tendo como principal bandeira os inúmeros avanços promovidos pelo governo do PT, que esta investindo em todas áreas, impulsionando o crescimento de Norte a Sul do país.

plugins premium WordPress