Uma denúncia feita ao O Convergente nesta sexta-feira, 14/10, aponta um suposto esquema de troca de apoio de prefeitos do interior do Amazonas ao candidato ao Governo do Estado, senador Eduardo Braga (MDB), que concorre no segundo turno das eleições deste ano. Conforme a denúncia, o suposto esquema estaria sendo feito pelo deputado federal reeleito, Sidney Leite (PSD), que estaria “coagindo” prefeitos do interior do Amazonas e “oferecendo emendas parlamentares” em troca de apoio ao senador.
A medida, conforme a denúncia, tem como foco tirar o apoio que vários prefeitos do interior do Amazonas já declararam ao candidato a reeleição e governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil). Prefeitos esses que seriam o alvo de ligações feitas pelo deputado federal, desde as 10h30 da manhã de hoje.
Além de “pressionar” os já apoiadores de Lima, Leite também estaria tentando “fortalecer” o apoio de prefeitos que, até então, estão do lado do senador, com promessas quanto à destinação de emendas parlamentares feita por ele para os municípios em questão. Emendas parlamentares estas que podem ser destinadas por Sidney Leite, enquanto deputado federal.
Apoio – A articulação, conforme fontes do O Convergente, estaria sendo usado como estratégia após 43 prefeitos do interior do Amazonas e diversos políticos, que antes apoiavam seus adversários de primeiro turno, incluindo Eduardo Braga, terem declarado apoio a candidatura do atual governador no segundo turno das eleições.
Procurados – O convergente entrou em contato tanto com o deputado federal Sidney Leite, mas até a publicação da matéria não teve respostas.
*Com informações oconvergente