O Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Secretaria Executiva de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), realizou nesta quarta-feira (08/03), um evento para promover atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A ação teve como objetivo homenagear as mulheres por meio de serviços voltados ao autocuidado feminino.
A iniciativa, que é uma parceria com outras instituições como o Centro de Educação Tecnológico do Amazonas (Cetam), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Iemac e Mary Key, aconteceu no salão principal do Sine e contou com a participação de várias mulheres, que puderam usufruir de serviços como cortes de cabelo, dicas de automaquiagem, orientações sobre saúde como aferição de pressão e glicemia.
Quem esteve presente também participou da palestra ministrada pela psicóloga Maria do Socorro Rodrigues, sobre a importância do cuidado pessoal e emocional. A programação contou, ainda, com uma roda de conversa conduzida pela médica Janete Andrade, que abordou temas como a redução do estresse e medicina natural.
Além do circuito de atividades, diversas mulheres também vieram em busca de uma oportunidade de emprego após a divulgação de 46 vagas exclusivas em comemoração à data. Entre elas, a candidata Elizabeth Santos, que veio ao Sine Amazonas para se candidatar a uma vaga e afirmou que ações iguais a essas são importantes para abrir portas ao público feminino:
“Esse trabalho que está sendo feito é essencial, pois a partir disso, veremos ainda mais mulheres no meio profissional”,
disse.
Para a diretora do Sine Amazonas, Samantha Chíxaro, essa iniciativa visa garantir que as mulheres tenham oportunidades de crescer profissionalmente e de forma pessoal.
“O nosso dever é abrir portas e inserir o maior número possível de mulheres no mercado de trabalho, e as atividades realizadas em momentos como esses fazem parte do projeto contínuo da Setemp, na inserção e capacitação dessas cidadãs”,
declarou.
FOTOS: Henrique Miranda/Setemp