MANAUS – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), entregou, nesta quinta-feira (21/07), carteiras de Habilitação Arrais-Amador (ARA) a produtores rurais da Comunidade Santa Luzia, localizada no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus). Ao todo, 21 habilitações foram entregues.
As carteiras foram obtidas após qualificação junto à Escola Náutica Manaós, parceria da atividade. O intuito foi capacitar os produtores rurais com a Habilitação Náutica Amador, para pilotar embarcações de pequeno porte. Desta forma eles poderão transportar sua produção rural, facilitando a logística e permitindo, também, que tenham acesso às linhas de financiamento que exigem essa habilitação como requisito.
“Essa ação é inédita e garante a esses pequenos produtores, que estão na zona rural, em área de várzea, o direito a embarcações financiadas, pois é necessário estar habilitado; e a possibilidade de escoar a produção para comercializar seus produtos, sem risco de serem autuados pelas autoridades da capitania”, disse o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior.
O curso ocorreu em maio, na Marina do Rio Nilo, situada na rua Nelson Rodrigues, no bairro da Compensa, zona oeste da capital, dividido em 4 grupos, com aulas teórica e prática.
“Gostaria de parabenizar essa iniciativa inédita do Governo do Amazonas, que conseguiu trazer esse benefício à comunidade. Para nós, instrutores, foi muito gratificante. Estamos honrados pela escolha da escola e pelo resultado final”, disse o gestor da Escola Náutica Manaós, Adolfo Almeida.
O líder da Comunidade Santa Luzia, Aldecir Lima da Silva, falou da satisfação em ser a primeira comunidade a participar do projeto.
“Agradecemos a iniciativa em que a nossa comunidade é a piloto, habilitando os produtores rurais com essa carteira que estão entregando aqui”, agradeceu Aldecir
Na ocasião também foi assinado o projeto de financiamento de um motor de popa de 90 HP; e feita a entrega de 18 Carteiras do Produtor, por meio do Idam.
Foram entregues, ainda, 27 toneladas de casquilho de soja para 10 pecuaristas da região, parceria do Governo do Amazonas e Prefeitura Municipal de Iranduba, que apoiou na logística ao transportar o casquilho de Itacoatiara para o município.
FOTOS: Divulgação/Sepror