Menu

Sepror entrega 1,5 tonelada de alimentos coletados em feiras da capital a famílias em vulnerabilidade

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Com atribuições diferentes, a Polícia Militar e a Polícia Civil do Amazonas desempenham papéis voltados à proteção da população

A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) arrecadou mais de 1,5 tonelada de alimentos nas feiras de Manaus, esta semana, por meio do Programa Estadual de Combate ao Desperdício (Pcodepa), que tem como objetivo diminuir o desperdício de alimentos e promover práticas sustentáveis.

A coleta ocorreu na segunda-feira e quarta-feira (08 e 10/01) nas feiras dos bairros Novo Aleixo e Jorge Teixeira, onde foram recolhidos nos dois dias, mais de 1,5 tonelada de alimentos. Cebola, pimenta de cheiro, quiabo, abacaxi, berinjela, brócolis, jerimum e pimentão estão entre os produtos arrecadados.

A coleta de alimentos beneficia duas instituições de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade na capital, o Instituto Social Recomeçar e o Instituto Mulheres Soberanas.

A representante do Instituto Recomeçar, Viviane Santana, ressalta a importância do programa para as pessoas em vulnerabilidade. “Quero agradecer ao programa, pois a partir dele conseguimos atender cerca de 150 famílias em situação de vulnerabilidade social que estão cadastradas no nosso instituto. Essa ação é muito importante, uma vez que a fome é uma das principais causas de morte no mundo e doar alimentos pode ajudar a salvar vidas”.

O Programa

O Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos (Pcodepa) integra ações voltadas para a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade. O programa realiza a coleta em supermercados, feiras ou estabelecimentos parceiros que possuem alimentos que não são comercializados, mas têm qualidade para consumo.

Em 2023 foram arrecadadas mais de 350 toneladas de alimentos que beneficiaram, aproximadamente, 65 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional, de 248 instituições socioassistenciais cadastradas, contribuindo para a segurança alimentar dessa população.

Fotos: Divulgação/Sepror

plugins premium WordPress