O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou na manhã de hoje, quarta-feira (20/09), uma reunião com órgãos vinculados ao Sistema Sepror e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para definir ações de continuidade da programação do Workshop Cadeias Produtivas no Amazonas. Essas ações deverão acontecer a partir de setembro até dezembro, em vários municípios.
A reunião foi coordenada pelo titular da Sepror, Daniel Borges, com a participação de representantes da Embrapa, Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e da Secretaria Executiva Adjunta de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf).
“A intenção é finalizar o workshop em parceria com a Embrapa, que está apoiando com novas pesquisas nas principais cadeias produtivas do Estado, para termos resultados satisfatórios e melhorar a produção do setor primário”, comentou Daniel Borges, secretário da Sepror.
O Workshop Cadeias Produtivas no Amazonas começou a ser realizado em maio de 2023. Até julho, foram destacadas as cadeias produtivas da Banana, Cupuaçu, Castanha, Abacaxi, Piscicultura e Açaí, nos municípios de Manaus, Tefé, Rio Preto da Eva e Coari.
A atividade é coordenada pelo Departamento Pedagógico (Depe) da Sepror. A nova programação vai focar nas cadeias produtivas de Citros, Olericultura, Mandioca, Guaraná e Pecuária Sustentável, com realização prevista nos municípios de Rio Preto da Eva, Iranduba, Alvarães, Manaus e Parintins, em datas a serem confirmadas, exceto a Cadeia Produtiva de Citros, que acontecerá no município de Rio Preto da Eva nos dias 28 e 29 de setembro.
FOTOS: Emerson Martins e Isaac Maia/Sepror