Menu

Senador pede ajuda ao TSE e à PF contra facções criminosas na disputa eleitoral do AM

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Plínio Valério informou à Corte e à corporação que candidatos estão sofrendo uma série de ameaças, inclusive de morte, no Estado

Nesta terça-feira, 1°, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) pediu ajuda contra facções criminosas na eleição municipal das cidades do Amazonas e de outros Estados.

Valério protocolou dois ofícios, um no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outro na Polícia Federal, que solicitam o apoio de uma força-tarefa criada pela Corte, além da inteligência atualmente à disposição do tribunal.

“Relatos diários de violência e intimidação nos chegam de vários municípios e mostram que, caso não se tomem providências enérgicas e imediatas para monitorar o avanço das facções nessa reta final das campanhas, candidaturas legítimas de prefeitos e vereadores serão barradas pelo narcotráfico em todo país, especialmente no meu Estado”, constatou o parlamentar no documento encaminhado à presidente do tribunal, Cármen Lúcia, que menciona o PCC e o Comando Vermelho.

Conforme Valério, as facções estão vetando e apoiando candidatos, proibindo pedidos de votos, impedindo o corpo a corpo de políticos e ordenando a retirada de propaganda de candidatos desafetos. “Isso é extremamente assustador e mostra que, se não houver providências enérgicas para monitorar e barrar o avanço das facções sobre as candidaturas, vamos caminhar para a criação de um Narcoestado como a Venezuela, onde os criminosos já chegaram as mais altas instâncias de Poder”, observou o senador.

Cármen vê interferência do crime organizado na eleição municipal

tse venezuela
A ministra do STF Cármen Lúcia, durante sessão na Primeira Turma da Corte – 18/06/2024 | Foto: Mateus Bonomi/Estadão Conteúdo

“Há um risco real de que esse comportamento se estenda às instâncias estaduais e até nacionais”, observou Cármen, em entrevista publicada pelo jornal O Globo, neste domingo, 29. “É grave esse atrevimento criminoso. Tudo isso mostra que a questão não pode ser subestimada.”

De acordo com a presidente do TSE, é preciso adotar “medidas imediatas, tanto para evitar que os criminosos alcancem seus objetivos quanto para impedir que algo que já tenha começado em outros momentos se perpetue”.


Descubra mais sobre MenezesVirtualEye

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre MenezesVirtualEye

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading