Menu

Sejusc e Instituto Trabalho Decente promovem oficina de combate ao trabalho escravo

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Atividade seguirá até quinta-feira (20/03), na Aleam

A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), em parceria com o Instituto Trabalho Decente, da Bahia, deu início, nesta quarta-feira (19/03), a uma oficina de prevenção e combate ao trabalho escravo. A atividade seguirá, até amanhã (20/03), na Escola do Legislativo Senador José Lindoso, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

O evento reuniu policiais, juízes e outros atores essenciais na luta contra essa violação de direitos humanos, promovendo debates sobre estratégias de repressão, prevenção e assistência às vítimas. Ao fim do escritório, será montada a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo.

“Por isso, nós estamos discutindo estratégias de políticas de combate ao trabalho escravo com todos os órgãos competentes”, disse o diretor do Departamento de Promoção e Defesa dos Direitos da Sejusc, Agostinho Corrêa.

A atividade reforçou, ainda, a necessidade de uma abordagem transversal e interinstitucional para garantir ações mais eficazes na erradicação do trabalho escravo no âmbito nacional.

“Essa oficina é essencial para o nosso serviço, porque nós atuamos em todas as rodovias federais e, diversas vezes, visualizamos trabalhadores sendo temporários em veículos para áreas em que serão explorados e limitados à condição análoga à escravização”, afirmou o agente da Polícia Rodoviária Federal, M. Ferraz.

“Então, com essa atividade de hoje (19/03), a gente tem um contato maior com os outros membros da rede e, ainda, uma orientação sobre o que fazer caso essas situações sejam flagradas. A gente já atua com o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria do Trabalho e o MTR, é necessário que a gente também conheça os outros membros da rede para isso”, acrescentou o agente.

Sobre o Instituto Trabalho Decente

O Instituto Trabalho Decente é uma entidade da sociedade civil organizada, com sede em Salvador, que atua em todo o território nacional com o objetivo de promover os direitos humanos no mundo do trabalho, o trabalho decente e o desenvolvimento sustentável, com foco na inclusão socioeconômica de pessoas, grupos e comunidades vulneráveis.

FOTOS : Lincoln Ferreira/Sejusc