Menu

Secretaria de Educação terá representante nos Jogos Mundiais dos Professores realizados na França

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
A professora da rede estadual de ensino Marleide Borges atua no recrutamento de alunos-atletas há 30 anos

O esporte escolar amazonense será representado pela professora da rede estadual Marleide Borges durante os Jogos Mundiais dos Professores, que acontecem na cidade de Toulon, na França, entre os dias 5 e 10 de maio deste ano. Atuando há 30 anos no esporte escolar, um docente criou um olhar especializado para lapidar alunos-atletas alinhados à educação ao atletismo. Reconhecida pelo recrutamento de estudantes para competições de nível nacional e internacional, Marleide treina diariamente seus atletas na Vila Olímpica de Manaus, localizada na zona centro-oeste da capital.

A professora irá compor a delegação brasileira nos Jogos Mundiais dos Professores, evento que conta com workshops focados em estratégias de ensino, saúde infantil, engajamento de meninas na Educação Física, tecnologia na educação, inclusão, design curricular e metodologias de avaliação. O objetivo dos jogos é compartilhar boas práticas e promover um intercâmbio cultural entre os países participantes.

Além disso, os professores participam de competições esportivas em modalidades como voleibol, revezamento de natação e rugby de praia. O evento reunirá mais de 35 países na formação do futuro da juventude ao redor do mundo.

“Vamos levar experiências vividas em nossas vidas aqui na educação, chegando lá teremos um material, então eu tenho certeza que vou trazer na bagagem muita coisa interessante para depois aplicar aos nossos alunos no Amazonas”, afirmou a professora.

Convocada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), a treinadora conta com o apoio da Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade) para a viagem.

Fortalecendo o esporte escolar

Marleide Borges iniciou sua vida no atletismo quando ainda era criança, inspirada por sua irmã. Desde então, já rodou boa parte do mundo disputando campeonatos, tendo sido campeã brasileira três vezes. Toda essa paixão pelo esporte guiou a escolha para o curso de graduação: Educação Física na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A partir de então, são 30 anos treinando atletas-alunos para os campeonatos de atletismo. Primeiro como professora dentro da sala de aula, lecionando a disciplina de Educação Física, e agora como recrutadora de adolescentes entre 12 e 17 anos para treinamentos diários na Vila Olímpica de Manaus.

Com o olhar atento, ela tem uma experiência que adquiriu em todos os anos lecionando nas escolas com a experiência de atleta e enxerga potencial em jovens que ainda não têm o hábito de praticar esporte, ajudando-os a superar suas dificuldades por meio do atletismo. De acordo com Marleide, seus sonhos foram realizados quando aliou a educação ao esporte, e é essa mensagem que tenta passar aos seus alunos-atletas.

“É muito importante ter a educação vinculada ao esporte porque dá oportunidade ao aluno-atleta atingir seus objetivos. Através da educação, eu me tornei professora de Educação Física escolar e pude conhecer alunos que precisavam de um apoio, e foi através do apoio desse, do ‘link’ entre esporte e educação que eu consegui resgatar várias crianças para a modalidade de atletismo”, ressaltou Marleide.

Para Mateus Borges, atleta de 17 anos e ex-aluno da Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, tem treinamento com um ex-atleta que já vestiu a camisa da seleção brasileira é inspirador. O atleta conta que iniciou sua trajetória no esporte ainda na infância na Escolinha de Iniciação Esportiva da Vila Olímpica, e hoje coleciona títulos nacionais.

“Em 2021 ela (Marleide) começou a me treinar mais sério, eu viajei pro Campeonato Brasileiro sub-18 de Atletismo, como forma de experiência mesmo, e no Brasileiro sub-16 eu me consagrei campeão sub-16 do salto triplo e desde lá eu desapontei, e ela de qualquer jeito foi me ajudar, me patrocinando, me incentivar, até eu chegar onde cheguei hoje”, afirmou Mateus.

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

plugins premium WordPress