Menu

Seca Histórica: Amazonas receberá aeronave do Mato Grosso do Sul na próxima semana

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Mato Grosso do Sul dará apoio ao estado para combater as queimadas

Além de novas medidas para amenizar os impactos causados pela estiagem, o governador do Amazonas, Wilson Lima anunciou nesta sexta-feira (29) em coletiva de imprensa, ajuda humanitária dos governos de São Paulo e Mato Grosso do Sul com aeronaves e estruturas de captação de água, após fazer apelo a outros estados.

“Mais de 170 mil pessoas já estão sendo afetadas pelos efeitos da estiagem no estado”, disse Wilson Lima.

Após o apelo, o estado do Mato Grosso do Sul foi o primeiro a se comprometer na ajuda humanitária, onde no próximo domingo (01/10) será enviado uma aeronave equipada helibalde, dispositivo usado no combate a incêndios florestais.

“Quero fazer um agradecimento ao estado, que está encaminhando um helicóptero para combater os incêndios”, agradeceu Lima.

O governador informou que está conversando com os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do Rio de janeiro, Cláudio Castro, para ceder outras aeronaves e estruturas para auxiliar neste momento.

Além disso, Wilson Lima solicitou apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) para distribuir, cerca de 50 mil cestas básicas às comunidades mais longes.

O chefe do Executivo Estadual também pediu apoio de agentes da Força Nacional e do Prevfog9 do Ibama.

Wilson Lima disse ainda que apesar de ter se reunido com representantes do governo federal, que garantiu apoio ao Amazonas, não deu detalhes sobre os recursos federais e afirmou que está preocupado com algumas áreas.

“Estamos preocupados com três aspectos: a questão humanitária, o combate às queimadas e a atividade econômica”, finalizou o governador.