Menu

Sec. Sara Riça e vereador Totinha participam de reunião que iniciou a construção do pacto interfederativo de saúde entre Amazonas e Rondônia 

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
O objetivo é encurtar distâncias e facilitar o acesso dos pacientes de municípios de fronteira aos serviços do SUS 

A saúde em todo Brasil passar sempre por dificuldades, mas sempre o poder público trabalha para elevar a qualidade de vida e dar mais confortos para a população, mas quando a população está em locais de difceis acessos o estado precisa do apoio das prefeituras.

E falando em apoio hoje se iniciou uma ação que ficará para história para a saúde do Amazonas, e todo esse processo só foi possível através da união do prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, e do prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio.

Os gestores através de uma reunião com a secretária da SES-AM, conseguiram articular a implantação de um pacto interfederativo de saúde entre Amazonas e Rondônia, que será o primeiro oficialmente feito, e será usado de exemplo para ser implantado dentro da necessidades em outros município.

Sendo assim as Secretarias de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e de Rondônia começaram a discutir a construção de uma pactuação interfederativa, que deverá beneficiar pacientes dos dois estados vizinhos, com isso Humaitá que por ser município polo, da apoio a pacientes locais e de outros municípios, terá suporte dos hospitais localizados em Porto Velho para os atendimentos de média e alta complexidades. A reunião ocorreu nesta quarta-feira (11/12), na sede da SES-AM, com a participação do secretário de Rondônia, coronel Jefferson Ribeiro da Rocha.

O principal objetivo da proposta, como explica a secretária de estado de Saúde, Nayara Maksoud, é encurtar distâncias e facilitar o acesso dos pacientes aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse caso, a população que vive na região sul, fronteira entre Amazonas e Rondônia.

O encontro foi presidido pela secretária Executiva Adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, e contou com as presenças da secretária de Saúde de Humaitá, Sara Santos, e do vereador e vice-prefeito eleito do município, Totinha.

Na reunião Sara Riça foi eleita representante de todos os municípios do Sul do Amazonas, e relatou que esse dia foi histórico.

“Eu em nome de toda população agradecemos ao secretário Jefferson e ao governador Wilson que sempre foi parceiro do prefeito Dedei Lobo a quem também foi o maior colaborador para que essa reunião acontecer, agora e colocar em prática todo que foi tratado nessa reunião, para que essa sonhada pactuação possa se torna realidade”,
finalizou Sara.

O vereador e vice-prefeito eleito Totinha, esteve representado o prefeito Dedei Lobo, que sempre acompanha de perto e por ter uma agenda na zona rural não pode estar presente na reunião, Totinha relatou que ele mesmo tem acompanhado as dificuldades e a luta do prefeito para dar apoio a todos que usam o hospital, e que isso será um sonho que se torna realidade para toda população do sul do Amazonas.

“O prefeito Dedei Lobo tem contribuido muito nas ações, e o mesmo conseguiu através do governador mas esse legado do BEM, não somente para Humaitá mas para todo sul do estado a implantação e a construção do pacto interfederativo de saúde entre Amazonas e Rondônia”,
finalizou Totinha.

A secretária Executiva Adjunta de Regionalização da SES-AM, Rita Almeida, explicou que, a partir desse encontro, será constituído um grupo de trabalho que vai fazer o levantamento de toda capacidade instalada no Amazonas e em Rondônia, além de questões como financiamento e regulação dos serviços. Ao final do estudo, a pactuação interfederativa entre os dois estados deverá ser efetivada.

“Essa parceria já ocorre de maneira informal, mas isso causa transtornos para o Amazonas e Rondônia, porque acaba sufocando a assistência. Com a pactuação nós vamos saber que serviços Rondônia pode nos ofertar e quais podemos oferecer. Esse grupo de trabalho irá realizar todo processo da capacidade instalada e das maiores demandas que a gente necessita para, realmente, ser ordenado o fluxo de pacientes e garantir o acesso e a equidade”,
disse Rita Almeida, destacando que a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, foi a grande idealizadora dessa pactuação entre os dois estados.

Na ocasião, o secretário de Rondônia pontuou a importância do diálogo para ampliar o acesso à assistência de saúde nas duas regiões, aprimorando os serviços à população que depende do SUS.

“Rondônia quer realmente é de trabalhar uma forma de assistência àqueles pacientes dos municípios da calha do Madeira. Estamos trabalhando para tentar organizar uma forma de seguir os princípios do SUS, para que essas pessoas tenham acesso de forma universalizada aos atendimentos. É isso que todos que utilizam o SUS merecem”,
declarou Jefferson Rocha.

plugins premium WordPress