Em mais uma ação humanitária de atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, o Governo do Amazonas deu início às entregas dos cartões do Auxílio Estadual Enchente para famílias atingidas pela cheia dos rios nesta terça-feira (15/06), em Iranduba, município da Região Metropolitana de Manaus. A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) foi um dos órgãos presentes na atividade.
Somente nesta terça-feira foram entregues 250 cartões. Ao todo, serão distribuídos 6.804 cartões do auxílio no município, além do distrito do Cacau Pirêra e comunidades rurais e ribeirinhas adjacentes, que foram afetadas pelas águas.
Para Adriana Reis, 23, a ajuda veio em boa hora. Moradora do Cacau Pirêra e mãe de uma bebê, ela conta que o dinheiro será bem-vindo num momento de incerteza. “O auxílio é uma grande ajuda. Por conta da enchente, muitos não sabiam o que fazer e esse dinheiro vai resolver muita coisa. Podemos respirar um pouco aliviados”, disse.
O Auxílio Estadual Enchente também dará suporte ao senhor Wanderley Albuquerque, 63. Ele agradeceu o trabalho do Governo do Amazonas em conter os efeitos da cheia.
“A enchente trouxe dificuldades. Muitos estão sem renda e, por isso, sem perspectiva de como agir. O auxílio veio em boa hora e será um alívio em tanto para nós”, afirmou.
A ação foi realizada pela Defesa Civil do Amazonas, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran) e prefeitura de Iranduba, com apoio da Seas, que deu suporte e orientação às equipes que atendiam famílias previamente cadastradas para o recebimento do auxílio.