O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, proferiu declarações neste sábado, 14, durante um evento com empresários em Paris, ressaltando o papel da Corte na “descriminalização” da política.
Segundo Mendes, a autonomia política atualmente desfrutada deve-se em grande parte às decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal. Ele citou como exemplo a decisão que anulou as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permitindo que o petista recuperasse seu direito de se candidatar.
“Se a política voltou a ter autonomia, isso se deve ao Supremo Tribunal Federal. Se hoje temos a eleição do presidente Lula, isso se deveu a uma decisão do Supremo Tribunal Federal”, afirmou o ministro.
Gilmar Mendes participou de um painel no Fórum Internacional do Grupo Espera, um evento que reúne empresários, advogados e parlamentares. Além do ministro, também estiveram presentes o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas.
As declarações de Gilmar Mendes destacam a influência do STF nas questões políticas do Brasil, particularmente no que diz respeito a candidaturas presidenciais e à legalidade das condenações judiciais de figuras políticas proeminentes.