Notícias do Amazonas – Uma declaração polêmica do economista Alexandre Schwartsman sobre a Zona Franca de Manaus causou grande repercussão nas redes sociais. Durante uma entrevista ao Jornal da TV Cultura, Schwartsman chamou o modelo ZFM de ‘aberração’, ao comentar sobre as férias coletivas concedidas aos trabalhadores do Distrito Industrial.
A jornalista Kary Bravo questionou se a seca estava prejudicando a economia do Brasil devido a um erro de planejamento da economia local para estiagem, ou se seria decorrente de oscilações no mercado. Schwartsman respondeu de forma contundente, afirmando que a Zona Franca de Manaus era uma “aberração” e que a indústria deveria estar localizada mais próxima ao centro consumidor.
“Tem um problema climático, realmente não dá para prever. Mas porque diabos a indústria tá lá e o centro consumidor está aqui [em São Paulo]? Porque existe uma aberração chamada Zona Franca de Manaus. Então depende de todos os modais, bom se fosse em um lugar que ficasse perto do mercado consumidor a gente não estaria passando por isso, mas agora eles têm mais 50 anos para aquela indústria infante e quando acabar os 50 a gente vai ter mais 120 que é para dar sorte”, disse Schwartsman.
O deputado federal Saullo Vianna se manifestou nas redes sociais rebatendo o economista.
“A ZFM é um modelo de desenvolvimento regional, que foi criado para desenvolver a Amazônia e principalmente pra poder preservar a floresta na região norte” declarou Saullo.
VEJA O PRONUNCIAMENTO NA ÍNTEGRA: