O governador Wilson Lima deu início, nesta terça-feira (15/04), à segunda fase do programa Saúde AM Digital, com o lançamento do serviço de Telessaúde, ampliando em até 20 mil/mês as consultas especializadas, além de diagnósticos na rede pública do estado. O objetivo do Governo do Amazonas é reduzir o tempo de espera para a realização de procedimentos agendados via Sistema de Regulação (Sisreg), por meio de atendimento remoto, conectando pacientes a especialistas.
Serão disponibilizadas consultas mensais, em 12 especialidades, além de telediagnóstico, com laudos médicos emitidos quase que em tempo real da realização do exame.
“É um avanço e salto de qualidade, colocar a saúde do Amazonas conectada com a nova realidade porque não há outro caminho. O Estado faz uma reformulação em toda a sua rede, levando acesso de saúde, e uma pessoa lá em São Gabriel da Cachoeira, em Tabatinga, em uma comunidade mais distante, vai poder ser atendida se tiver um celular e sinal de internet, sem ter que sair de sua casa”,
Nesta primeira etapa, o serviço poderá ser acessado somente pelos pacientes com agendamentos feitos via Sisreg. Ao receber uma mensagem do assistente virtual do programa pelo WhatsApp, o paciente com agendamento e que optar pela opção Teleconsulta, receberá orientações sobre como baixar o aplicativo Saúde AM Digital e realizar o procedimento.
O evento que marcou o início do serviço de Telessaúde aconteceu na Policlínica Zeno Lanzini, no bairro Tancredo Neves, zona leste, uma das oito unidades do Estado a contar com salas de Telessaúde onde, também, poderão ser realizadas Teleconsultas e serão feitas os Telelaudos. Participaram da abertura a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, os deputados estaduais Dr. Gomes, João Luiz, Sinésio Campos, o vereador João Carlos.
Amplificação
Com a quantidade de procedimentos oferecidos pela Telessaúde, o Amazonas vai sair de uma média de 11 mil atendimentos mensais, nas 12 especialidades com maior demanda pelo Complexo Regulador, para 31 mil atendimentos ao mês, um aumento de mais de 180% em consultas pela rede pública.
A Telessaúde é regulamentada pela Lei Federal 14.510, de 27 de dezembro de 2022 e, nessa modalidade, paciente e médico ou outro profissional de saúde se conectam pelo celular ou computador. A consulta é por videochamada e o paciente não precisa se deslocar fisicamente até o local da consulta.
As 12 especialidades disponíveis são: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição. As áreas são as de maior demanda registrada pelo Complexo Regulador.
Além da Teleconsulta, será oferecida a modalidade de Telediagnóstico, com tecnologia e equipe médica on-line, disponível para realizar exames de eletrocardiograma, eletroencefalograma, raio X, mapa e holter. Os exames são realizados presencialmente em unidades de saúde com sala de Telessaúde e laudados no mesmo dia, de forma remota. O processo permite a emissão de laudos em até 10 minutos, em atendimento ambulatorial e um minuto, quando por urgência e emergência.
A educadora Ana Paula Batista, de 44 anos, fez uma teleconsulta com endocrinologista em uma telessala de saúde na Policlínica Zeno Lanzini. Ela afirmou que o procedimento remoto atendeu às suas expectativas.
“Foi uma experiência muito boa de estar em frente com um especialista, nos ouvindo. Ela me pegou, tirou minhas dúvidas. Achei muito confortável e alcançou minha expectativa. Acredito que isso é uma inclusão muito boa, até porque a minha mãe está esperando essa teleconsulta pois está com problema de locomoção e eu já escolhi”, afirmou a educadora.
Telessaúde e Assistente Virtual
A Telessaúde é a segunda ferramenta do programa Saúde AM Digital lançada pelo governador Wilson Lima, em dois meses. No dia 17 de fevereiro, foi lançado o Assistente Virtual, que se comunica com os usuários através do WhatsApp (92) 3190-1504 para avisar sobre dados, horário e local da consulta ou do exame agendados via Sisreg.
A ferramenta também oferece a possibilidade de o paciente confirmar o agendamento, reagendar ou cancelar, caso não possa comparecer no dia ou não seja preciso mais do procedimento, abrindo vaga para outras pessoas que estão aguardando atendimento. Com o Assistente Virtual, o objetivo principal é reduzir o absenteísmo (quando o paciente não comparece à consulta e perdeu a vaga oferecida naquele dia) e também fazer um “saneamento” nesses agendamentos.
Nessa nova etapa do Saúde AM Digital, os dois serviços interagirão: a pessoa que confirmar seu atendimento com um assistente virtual terá a opção de escolher a modalidade de Teleconsulta. Se essa for uma opção, o tempo de espera será menor que o da consulta presencial. Dessa forma, o paciente poderá consultar sem sair de casa, via aplicativo de celular, ou optar por fazer o atendimento em uma das salas do Telessaúde.
Ao optar pela consulta pelo Telessaúde, o paciente receberá um comunicado de um novo número de WhatsApp, o (92) 3042-0121, informando login e senha para acessar a área de usuário do aplicativo Saúde AM Digital. Os procedimentos de Telessaúde serão totalmente regulamentados, portanto, a via de acesso inicial de encaminhamento e a solicitação dos procedimentos permanecem sendo a Atenção Primária.
Salas de Telessaúde
O Programa Saúde AM Digital contará com, pelo menos, 78 salas de Telessaúde, sendo 17 na capital e uma em cada um dos 61 municípios do interior. São pontos onde estão instalados equipamentos para exames de imagem (EEG, ECG, Mapa e Holter). Além dos equipamentos de exames, as salas terão computadores e técnicos para auxiliar o paciente que prefere consultar no ponto de Telessaúde.
Em Manaus, já estão cinco salas na Policlínica Codajás, em Cachoeirinha, zona sul, equipadas para realização de exames e consultas. Outras 12 salas estão distribuídas em sete unidades de saúde da capital: quatro na Policlínica Zeno Lanzini, no bairro Tancredo Neves, zona leste; uma na Policlínica José Lins, na Redenção, zona oeste; duas na Policlínica João dos Santos Braga, no Nova Cidade, zona norte; duas no Caic+ Dra. Maria Helena Freitas de Góes, na Colônia Terra Nova, zona norte, uma no Caic+ Ana Braga, uma no Caic+ Alberto Carreira e uma no Caic Dr.
E o Telediagnóstico na capital está disponível nas unidades: Policlínica Codajás com ECG, EEG, Mapa e Holter; Policlínica Zeno Lanzini, com ECG e EEG; Caics + Maria Helena, Ana Braga, Alberto Carreira e Afrânio Soares, todos com EEG.
Interior
Para os 61 municípios do interior, o paciente que tiver agendamento confirmado pela regulação poderá acessar a consulta pelo aplicativo, sem a necessidade de se deslocar para a capital.
O Governo do Amazonas também está viabilizando pontos de Telessaúde disponíveis em todos os municípios para auxiliar pessoas que não possuem conexão com internet ou não têm habilidade com celular e computador.
Esse trabalho está acontecendo por fases, sendo a primeira fase em cinco municípios: Manacapuru, Itacoatiara, Tabatinga, Tefé e Humaitá. Esses municípios, que são polos regionais de saúde, também estão recebendo equipamentos de Mapa e Holter para melhoria do telediagnóstico cardiológico.
Na segunda fase de implantação no interior estão previstos pontos de Telessaúde em 29 municípios e, por fim, os outros 27 restantes na terceira fase.
FOTOS : Alex Pazuello, Arthur Castro e Diego Peres/Secom