SÃO PAULO, Brasil – 09 de abril de 2025– A Samsung Electronics Co., Ltd. e a Universidade de Stanford anunciam a criação de uma parceria para desenvolver uma solução inovadora para a saúde baseada no recurso da Samsung para a apneia obstrutiva do sono1, que recebeu a autorização “De Novo” – a primeira do gênero – da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos. Em reconhecimento ao Dia Mundial da Saúde, esta parceria destaca a importância do sono na saúde em geral, dando novos passos em cuidados proativos, começando com um estudo pioneiro.
Liderado pelo professor Robson Capasso, médico brasileiro formado pela Universidade Federal do Paraná, como investigador principal, e pelo professor Clete Kushida, como co-investigador principal, o estudo conjunto analisa como melhorar o recurso de Apneia do Sono da Samsung para ajudar a prevenir potenciais complicações de saúde por meio de intervenções oportunas. Juntas, a Samsung e a Universidade de Stanford visam ir além da detecção – desenvolvendo tudo, desde soluções baseadas em AI para o monitoramento diário da apneia do sono – até fornecer aos usuários as melhores ferramentas de sono possíveis para melhorar sua saúde.
O recurso Apneia do Sono da Samsung no Galaxy Watch, que detecta sinais de apneia obstrutiva do sono de moderada a grave, já havia recebido autorização da FDA dos EUA após a aprovação do Ministério de Segurança de Alimentos e Medicamentos da Coreia. Com a mais recente aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o recurso estará disponível para os usuários no Brasil no final de abril, aumentando a disponibilidade para 29 mercados em todo o mundo. O recurso Apneia do Sono será expandido para mais países em todo o mundo, permitindo que mais pessoas, de forma proativa, identifiquem os sintomas mais cedo, o que ajuda a evitar complicações relacionadas à saúde em longo prazo.
“O uso da tecnologia de forma ética, equitativa e com base em evidências, após sua validação por meio de pesquisas, é fundamental para o desenvolvimento de novas abordagens para a detecção e o controle da apneia do sono e de outros problemas graves de saúde relacionados ao sono”, disse o Dr. Robson Capasso, membro da Academia Americana de Medicina do Sono (FAASM), Chefe de Cirurgia do Sono, Professor de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Vice-Reitor de Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford. “Estamos empolgados com essa parceria inovadora e orgulhosos por iniciarmos um estudo utilizando smartwatches, um wearable prático e amplamente aceito”.
“Essa parceria com a Universidade de Stanford combinará nossa profunda experiência tecnológica com os principais recursos de pesquisa da Stanford para gerar inovações em cuidados preventivos”, disse o Dr. Hon Pak, Vice-Presidente Sênior e Chefe da Equipe de Saúde Digital da Divisão de Mobile Experience da Samsung Electronics. “Juntos, pretendemos ir além da simples detecção para oferecer também um suporte diário mais relevante que ajude as pessoas a entender e controlar melhor a saúde do sono”.
1 O recurso de Apneia do Sono é um aplicativo médico móvel de venda sem prescrição médica (OTC), baseado apenas em software, projetado para operar em um Samsung Galaxy Watch em conjunto com um telefone compatível. Sua finalidade é detectar sinais de apneia obstrutiva do sono, que varia de moderada a grave, manifestada por interrupções respiratórias significativas em usuários adultos com 22 anos ou mais, durante um período de monitoramento de duas noites de pelo menos 4h de sono, ao longo de 10 dias. Este recurso foi desenvolvido para ser utilizado conforme a necessidade do usuário. Este recurso não é destinado a usuários que já receberam um diagnóstico de apneia do sono. Os usuários não devem utilizar este recurso como substituto de métodos tradicionais de diagnóstico e tratamento conduzidos por um médico qualificado. Os dados fornecidos por este dispositivo também não têm como objetivo auxiliar os médicos no diagnóstico de distúrbios do sono.