Uma baleia da espécie franca-austral foi flagrada de por uma praticante de canoagem na manhã desta sexta-feira em Itaipu, na Região Oceânica de Niterói. A canoísta conseguiu capturar o momento em que o mamífero dá um salto na água.
As imagens foram feitas pela canoísta Helena Sá e publicadas numa rede social. Ao flagrar o salto do animal, que pesa em média 80 toneladas, Helena vibra de alegria e emoção.
Na última quarta-feira, outro exemplar da espécie, acompanhada pelo filhote, chamou a atenção de quem passava em frente à avenida Niemeyer, que liga o Leblon a São Conrado, na Zona Sul do Rio. Os avistamentos dessa espécie são mais comuns na região Sul do Brasil, principalmente na região de Santa Catarina.2 de 2 Baleias da espécie franca-austral na Praia de São Conrado nesta quarta-feira — Foto: Divulgação/Bruno Dulcetti
— No passado havia muitas baleias franca na região da Baía de Guanabara, mas foi muito caçada e quase dizimada mesmo. O fato de voltarmos a ver essa espécie aqui chega a dar uma esperança, é sinal de que, de alguma forma, a população está recuperando as áreas antigas onde vivia e isso e muito positivo — analisa o biólogo marinho Guilherme Maricato.
O reaparecimento de dois indivíduos da espécie, no entanto, não significa que as baleias franca voltarão a ocupar a região como antigamente.
A baleia-franca atinge comprimentos semelhantes à jubarte, em média de 12 a 14 metros, podendo chegar a 16 metros, mas são mais pesadas, podendo atingir entre 60 e 80 toneladas, contra 40 toneladas das jubarte.