Manaus – Durante a ação policial no Viver Melhor, na zona norte de Manaus, Emerson William Lima Saldanha, conhecido como “X-Salada”, foi detido após tentar escapar e disparar contra os policias, nesta sexta-feira (28). “X-Salada” foi atingido com um tiro de raspão.
Segundo informações, a 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) recebeu a denúncia da localização de Emerson e foi até o local sendo recebida a tiros.
A ação conjunta foi realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil, Rondas Ostensivas Cândido Mariano (ROCAM) e Força Tática.
Ainda conforme as informações, Emerson possui uma extensa ficha criminal, incluindo envolvimento com o tráfico de drogas, homicídios e associação criminosa. Nesta sexta, a polícia estava no Viver Melhor para cumprir um mandado de prisão no nome de Emerson.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram a movimentação das equipes policiais, e também é possível ver um ônibus do transporte público que foi queimado em meio ao ocorrido.
Após ser baleado, Emerson recebeu atendimento médico e foi encaminhado à Delegacia de Homicídios e Sequestros (DHES) para os procedimentos legais.
A operação continua em andamento, e as autoridades seguem investigando o caso.
Crimes do “X-Salada”
Em novembro de 2023, Emerson já havia fugido quando estava sendo levado em uma viatura da polícia para realizar o exame de corpo de delito.
Em 2018, Emerson foi preso durante a Operação “Trema Terra” apontado como assassino da dona de casa Berenice Silva do Carmo, de idade não divulgada.
Já em 2015, “X-Salada” foi preso suspeito de participação na morte do vigilante Antônio Crisostomo Farias da Silva, em abril daquele ano. Na época, o delegado Ivo Martins, da DEHS, informou que o crime foi encomendado por um traficante.