Manaus/AM – O Dia do Quadrinho Nacional vai ser comemorado em grande estilo em Manaus: dois roteiristas da Turma da Mônica estarão realizando oficinas de desenho e roteiro de História em Quadrinhos, de forma gratuita, no dia 28 de janeiro, durante o I Festival Tupinanquim. O evento acontece no Palacete Provincial (Praça da Polícia), tem entrada franca e é livre para todos os públicos.
O artista Romahs irá ministrar as oficinas de Cartoon e Caricatura às 10h e 16h, respectivamente, no domingo (28). Para participar, é preciso apenas estar no Palacete Provincial no horário e ter disposição para aprender. Todo o material é cedido pela Livraria Leitura Amazonas, uma das apoiadoras do I Festival TupiNanquim.
“Romahs é um artista visual completo, muito acessível e de bom coração. Ele nos cedeu as duas oficinas de forma gratuita e é o autor da logo oficial do evento. Marca esta que ele, inclusive, já nos doou para todas as edições do Festival”, afirma o coordenador-geral do evento, Átila Simonsen.
Além do desenho, o roteiro de uma História em Quadrinhos é parte essencial para o sucesso de qualquer Graphic Novel. E a roteirista da Turma da Mônica, Beatriz Mascarenhas, irá ensinar todos os segredos dessa arte no domingo, dia 28, às 14h.
“A Bia tem uma sensibilidade ímpar e acredita tanto em nosso Festival TupiNanquim que topou imediatamente o nosso convite, de forma gratuita. É um privilégio ter uma aula com uma profissional que tem reconhecimento inclusive internacional”, assinala Átila.
Também para a oficina de roteiro gratuita, não é necessária inscrição prévia nem trazer qualquer material. É preciso estar no horário e ter vontade de aprender, porque o todo o material foi cedido pela Livraria Leitura.
I Festival TupiNanquim
Comemorando o Dia do Quadrinho Nacional, celebrado dia 30 de janeiro, o I Festival TupiNanquim tem foco nas artes plásticas como um todo. Na programação, haverá oficinas de desenho, roteiro para produção de Histórias em Quadrinhos, criação de personagens sci-fi e muito mais. Para participar, é só chegar no horário e ter disposição para aprender.
“Como não apenas de quadrinhos vive o nerd, campeonatos de boardgames, exposição de dioramas e Pokémon GO, entre outros, também acontecem no Palacete Provincial, nos dias 27 e 28 de janeiro. Tudo é aberto ao público de forma gratuita”, afirma Átila Simonsen, o coordenador-geral do evento. A programação completa está em www.instagram.com/festivaltupinanquim.