Menu

Rota de colisão: David Almeida “compra briga” com políticos do Amazonas

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Prefeito chamou deputados de inúteis, faltou na abertura da Aleam e alfinetou o governador

O ano de 2025 começou agitado nos bastidores da política amazonense. E um nome específico está no centro de polêmicas: David Almeida (Avante). Isso porque, no começo de janeiro, o prefeito de Manaus criticou os deputados federais Amom Mandel (Cidadania) e Capitão Alberto Neto (PL) sobre recursos repassados das emendas parlamentares para a capital amazonense. Na ocasião, ele chamou os deputados de “inúteis”.

“O Amazonas tem dois deputados federais inúteis para Manaus. Eu vou falar de todos os deputados federais que recebem o voto de Manaus e viraram as costas para Manaus”, disparou David Almeida.

Posteriormente, no começo de fevereiro, o chefe do Executivo Municipal não compareceu à abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A ausência de Almeida é vista como resquícios da guerra política travada entre o grupo politico do prefeito contra o de Wilson Lima na corrida eleitoral municipal de 2024. Na época, o prefeito disputou a reeleição contra Roberto Cidade (União), aliado do governador. 

Além disso, na abertura do ano legislativo na Câmara Municipal de Manaus (CMM), no dia 10 de fevereiro, o prefeito de Manaus aproveitou para alfinetar Wilson Lima. 

“Estou reformulando toda a estrutura da Guarda Municipal. Essa é a contribuição da prefeitura na segurança pública que é de responsabilidade do governo do estado”, disse David Almeida.

Na cerimônia de abertura da CMM, o governador não marcou presença. A ausência foi considerada como “chumbo trocado”.

Entretanto, nesta semana, David Almeida voltou a atacar deputados federais que não enviam, segundo ele, emendas parlamentares para a capital amazonense. Ele voltou a usar o termo “inúteis” se referindo aos parlamentares federais. Em declaração, ele citou apenas os nomes Saullo Vianna, Silas Câmara, Sidney Leite, Átila Lins e Adail Pinheiro que enviam emendas para Manaus, deixando assim, implícito, que os outros três, no caso Alberto, Amom e Fausto Jr são “inúteis”.

Ainda durante sua fala, Almeida afirmou que vai cobrar, também, o envio de emendas dos deputados estaduais.

Diante disso, o deputado Wilker Barreto (Mobiliza), criticou a postura adotada pelo prefeito e afirmou que não enviará nem um real de suas emendas para a gestão da prefeitura atual.

“Eu não vou enviar nada das minhas emendas para o prefeito David Almeida. Muito pelo contrário, em vez disso, a minha contribuição com a capital vai ser fiscalizando a sua gestão” declarou.

*Com informações foconofato