O iPhone 15 Pro ainda não foi anunciado oficialmente, mas os bastidores sobre o aparelho da Apple seguem a todo vapor. Relatos recentes dão conta de que o celular conseguirá perceber melhor o nível de pressão nos botões laterais. Esta “sensibilidade” só seria possível porque está nos planos da Apple trocar o mecanismo atual por outro eletrônico.
Caso o rumor se confirme, isso significa que os novos botões do dispositivo terão funcionamento semelhante ao Force Touch, presente em alguns modelos de MacBook. Ou seja, o iPhone 15 Pro seria capaz de identificar diferentes níveis de pressão, além dos toques rápidos usados para aumentar ou diminuir o volume – simulando uma experiência supostamente parecida com a que se tem usando os botões físicos “de apertar” atuais.
Supostos ajustes do botão touch
A possibilidade de que os botões sensíveis ao toque do próximo iPhone sejam personalizados responde, em parte, a uma preocupação inicial referente ao mecanismo. Assim que os primeiros rumores sobre os botões capacitivos surgiram em janeiro (como noticiamos aqui no TechTudo), uma série de dúvidas foram levantadas sobre a operação do dispositivo com capinhas de proteção e luvas nos países frios.
Acontece que o vazamento recente também especula que o iOS 17 incluiria uma nova alternância nas configurações para permitir aos usuários personalizar a sensibilidade dos botões para acomodar esses diferentes cenários de uso. Por outro lado, o iPhone 15 “normal” manteria o mesmo conjunto de botões tradicionais que existem na série iPhone 14.
Entenda o futuro microprocessador do iPhone 15 Pro
De acordo com o mesmo informante, a presença do novo mecanismo nos botões de energia e volume nas variantes avançadas do iPhone 15 faria com que os modelos contem com um novo chip de energia. Esse componente seria responsável por alimentar os botões, mesmo que o celular esteja desligado ou descarregado.
O novo microchip de baixa energia poderá ser aproveitado para o funcionamento de outros recursos do iPhone, como rastreamento através do aplicativo Buscar. Segundo os rumores, Bluetooth e NFC seriam outras funções compatíveis com o componente. Um exemplo de aplicabilidade é poder acessar cartões e chaves no Apple Wallet durante algumas horas, mesmo que o telefone esteja descarregado.