Menu

Prouni 2022 divulga lista de espera da segunda chamada

Compartilhe

Estudantes que não foram selecionados até o momento podem manifestar interesse a partir desta terça-feira (27)

Candidatos do Prouni (Programa Universidade para Todos) que não foram pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas do programa têm, a partir desta terça-feira (27), a possibilidade de manifestar interesse em participar da lista de espera até quarta-feira (28). 

Os candidatos podem acessar a lista de espera por meio da página do Acesso Único, e devem procurar as instituições que foram selecionados para comprovar as informações.

O resultado da lista de espera estará disponível para consulta no dia 3 de outubro. Na mesma data tem início o prazo para a comprovação de informações, que segue até 7 de outubro.

Cronograma

Em 3 de outubro: divulgação do resultado da lista de espera;

De 3 a 7 de outubro: prazo para a comprovação de informações da lista de espera.

O número de alunos matriculados nos cursos EAD (Educação a Distância) cresce a cada ano, principalmente entre os estudantes que precisam conciliar a vida acadêmica com o trabalho. Para ajudar na busca por um curso,  o R7 separou opções gratuitas oferecidas por instituições de ensino públicas e privadas, para quem deseja se qualificar e garantir uma oferta de trabalho. Confira:

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) oferece o Extecamp (Escola de Extensão da Unicamp), com opções de cursos livres, para pessoas com formação no ensino fundamental, médio e até para universitários. São 187 opções disponíveis com inscrições abertas para desenvolvimento profissional, formação de especialistas, aperfeiçoamento, etc. Os cursos disponíveis são das áreas de exatas (redes de computadores e inovação tecnológica), ciências humanas (design gráfico, comercio exterior, marketing), área tecnológica. Para participar basta acessar a página da escola pela internet.

Assim como a Unicamp, a USP (Universidade de Sâo Paulo) oferece cursos de extensão online. Os interessados podem acessar o canal oficial da universidade pelo YouTube ou por meio do Coursera, uma das principais plataformas de aulas online do mundo. E, ainda, é possível acompanhar as aulas em uma plataforma própria da USP, a e-Aulas. Todo o conteúdo do portal é gratuito e aberto para a população em geral, e, além disso, qualquer professor da USP pode disponibilizar suas aulas, cursos e palestras na plataforma. Inaugurado em 2012, o e-Aulas contém mais de 1.400 horas de vídeos nas áreas de exatas, humanas e biológicas.

O MEC (Ministério da Educação) oferece cursos gratuitos na modalidade EAD (Educação a Distância) por meio da plataforma digital Avamec (Ambiente Virtual de Aprendizagem). São oferecidos 164 opções, um dos cursos mais acessados na plataforma é o de Práticas de Alfabetização, com mais de nove milhões de acessos. O acesso aos cursos é realizado diretamente pela internet.

O Senac EAD está com matrículas abertas até o dia 27 deste mês para diversos cursos livres gratuitos. Os interessados devem acessar o site da instituição. Os candidatos terão as seguintes opções de qualificação profissional, oferecidas exclusivamente na modalidade a distância: Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Garçom, Libras, Língua Portuguesa, Matemática, Vendedor, Operador de Computador e Informática Básica com Internet e Mídias Sociais.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece opções de cursos pagos e gratuitos. Os interessados podem acessar as páginas do Mundo Senai ou Senai Play (micro e mini-curso). São diversas opções em mais de 40 áreas, como tecnologia da informação, automação, meio ambiente, alimentos e bebidas, gestão e automotiva. Os cursos que estão com matrículas gratuitas são: novas tecnologias de veículos elétricos, LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), Desvendando a Blockchain, Lógica de Programação, Propriedade Intelectual, Logística (5’s e almoxarifado), Segurança do Trabalho e Noções básicas de mecânica automobilística.

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece pela internet diversas opções de cursos online e gratuitos, como: Marketing Digital para Empresas, Formação Pedagógica, Skills para Liderar, Educação Integral, Professor do Futuro, entre outros. Entre os mais acessados está o curso de Gestão Financeira, em 1º lugar do ranking. Para se inscrever basta realizar o processo no próprio site da organização.

Os cursos gratuitos da FGV (Fundação Getúlio Vargas) são 100% online e possuem certificação no final. Os participantes interessados em gestão financeira, investimentos, liderança, planejamento de aposentadoria, entre outros, podem se inscrever pela página da organização na internet. Não há processo seletivo para os cursos gratuitos.

*Com informações R7

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress