Uma série de formaturas estão acontecendo no interior e na cidade em Humaitá. São alunos concluindo os doutores do ABC, 5º ano e 9º ano. É justamente com a conclusão do 9º que uma necessidade se apresenta de forma emergente, “O ensino médio presencial no campo”. O prefeito Dedei Lobo (UB) vai formar uma comitiva com vereadores para apontar as necessidades ao Governo do Estado.
Após acompanharmos as formaturas em comunidades do interior e na Balsa escola, podemos comprovar que a educação municipal vem crescendo, e os polos no interior são sinônimos de qualidade. E esta qualidade precisa continuar para os concluintes do 9º ano, afirmou o prefeito
“As visitas apontaram para uma carência no ensino médio. O Governo do Estado mantém este ensino de forma mediada (sem a presença de professores) por meio de tecnologia. Nossos alunos precisam do professor em sala de aula, e mais a garantia que o transporte escolar não pare. Vamos solicitar do Governo uma regularidade no transporte escolar e professores para o ensino médio”,
garantiu o prefeito aos pais e alunos na Balsa Escola (Comunidade São Rafael), Escola José Menezes Tiúba (Santa Cívita) e na Escola Cristo Rei (Comunidade Cristo Rei – Lago do Uruapiara).
Na proposta que deve ser formaliza ainda este mês junto ao Governo do Estado pela comitiva humaitaense formada por executivo e legislativo o Governo Municipal vai colocar os polos do interior a disposição do Governo do Estado para as aulas presenciais. O presidente da Comissão de Educação da Câmara, vereador Dr, Valdeir Malta destacou a importância da educação como agente transformar e libertador.
Em reunião antes da formatura na Escola José Menezes Tiúba Dr. Valdeir apontou para as autoridades, prefeito e vereadores presentes todos do interior.
“Caboclo assim como este que voz fala que hoje podem ajudar a transformar a realidade no campo. Estaremos juntos com o executivo nesta luta por um ensino médio de qualidade e com professores na sala de aula”,
frisou Valdeir Malta.
Ana Cristina, é uma dos 18 formados na Balsa Escola, e aguarda com expectativa pela novidade para o ensino médio. “Sonho em ser professora. Nossa maior dificuldade é com o ensino médio. Falta transporte, as aulas são apenas uma vez por semana e sem professor fica tudo mais difícil”, afirma a aluna que estudou os nove anos no interior.
Maria Souza de Oliveira é mãe da formada Taciane na Balsa Escola, e sua maior preocupação está na continuação dos estudos da filha. Um dos filhos parou no primeiro ano do ensino médio.
“Não concluiu pela falta de condições, falta transporte, professores. Eu sonho com esta conquista para que a Taciane não precise parar com os estudos. Eu não tenho condições de mantê-los na cidade”,
afirma a mãe.
Balsa Escola
A formatura na Balsa Escola contou com a presença do prefeito Dedei Lobo, da secretária Municipal de Educação, Arnaldina Chagas e dos vereadores Antônio Carlos Totinha, Evanei Mendonça, Humberto Garcia ‘Paizinho’, Ray Santos e Manuel Domingos, presidente da Câmara. Foi nesta formatura que o prefeito Dedei Lobo falou da iniciativa do executivo municipal em parceria com a Câmara buscar soluções para fortalecer o ensino médio.
“A Balsa Escola é um projeto único de educação em tempo integral, atende 15 comunidades, alunos do pré ao 9º, e queremos ampliar este caminho do conhecimento. Vamos implantar o ensino médio presencial, ou pelo governo do estado ou diretamente perla prefeitura”,
destacou Dedei Lobo.
Escola José Menezes Tiúba
O prefeito Dedei Lobo e comitiva visitaram a Comunidade de Santa Cívita no Lago do Acara na sexta-feira, 1. A comunidade estava em festa com a formatura de 18 alunos do 9º e os doutores do ABC. No total 26 alunos se formaram na sexta-feira. O prefeito se reuniu com os formados e pais dos alunos pela manhã parabenizando pelo sucesso na educação dos filhos e para firmar um compromisso. “Vamos lutar por um ensino médio com professores na sala de aula. Nossos filhos precisam continuar os estudos”, falou o prefeito.
Por questões de logística a comitiva não participou da formatura, retornando à sede ainda na sexta-feira, 1. A formatura aconteceu à tarde com a presença de professores, familiares e os homenageados devidamente paramentados para a ocasião.
Dedei Lobo e comitiva visitaram o Posto de Saúde da Comunidade. “Vamos oferecer atenção básica de qualidade com profissionais da saúde atuando aqui em Santa Cívita”, disse o prefeito.
Escola Cristo Rei
No sábado pela manhã foi a vez da formatura para alunos do 5º e do 9º anos e mais os doutores do ABC. No total 63 formandos participaram da cerimonia à frente da nova escola que deve ser entregue a comunidade no inicio de 2024.
“O investimento não é feito somente na estrutura, mas também na qualificação dos profissionais de educação. O projeto Avalia Humaitá foi um sucesso e apresentou resultados importantes para os alunos deste polo do Uruapiara”,
destacou a Secretária Municipal de Educação Arnaldina Chagas.
O prefeito Dedei Lobo, o presidente da Câmara Manuel Domingos e os vereadores Dr. Jorge André, Evanei Mendonça, Antônio Carlos Totinha e Humberto Garcia Paizinho parabenizaram os profissionais da educação, os pais e principalmente os alunos pela conquista. Todos destacaram o trabalho conjunto que será feito nas tratativas com o Governo do Estado para fortalecer o ensino médio com aulas presenciais.
O prefeito anunciou ainda para o próximo ano a Construção de uma quadra poliesportiva coberta na Escola Cristo Rei.
Distrito de Auxiliadora
A Comitiva fechou a semana com a formatura dos Doutores do ABC no Distrito de Auxiliadora. Oito crianças participaram da Formatura. A secretária de Educação, Arnaldina Chagas afirmou que a Semed está conquistando muito no interior com os polos, e conseguindo levar para escolas crianças de quatro e cinco anos.
“Reforçamos a importância da continuidade. É necessário persistir com o conhecimento e estas crianças vão encontrar um ensino de qualidade para a continuar suas vidas escolares”,
disse a Secretária.
*Com informações noticiasdaamazonia