Manaus/AM – Mais de 200 mil professores e técnicos de todas as instituições de ensino da União entram em greve nesta segunda-feira (15). No Amazonas, cerca de dezesseis campi de Institutos Federais (IFAM) aderem à paralisação.
Segundo a Secretária do Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) de Manaus, Eliseanne Lima da Silva, assim como outros campi do país, os do Amazonas estão aderindo hoje à greve.
Já foram confirmados que os campi de Parintins, Tefé, Coari, Maués, Manacapuru, Manaus (Campus Leste e Centro), Boca do Acre, Eirunepé, Itacoatiara, Iranduba, Presidente Figueiredo, Humaitá, Lábrea e Reitoria, irão paralisar as atividades até às 10h30min de hoje.
O motivo da greve se faz a partir das reivindicações de âmbito nacional. Entre as principais pautas defendidas pelo movimento estão a reestruturação das carreiras, recomposição salarial, revogação de medidas que prejudicam a educação e recomposição do orçamento das instituições educacionais, com reajuste imediato dos auxílios e bolsas de estudantes.