O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) iniciou hoje (15/12) blitz educativa para preparar o comércio para o Natal, no Centro de Manaus, com a presença do diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe, e parte da equipe de fiscalização.
O principal objetivo é verificar o cumprimento das determinações do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ação visa orientar os lojistas nas últimas semanas que antecedem o Natal, uma das épocas mais movimentadas no comércio.
O diretor Jalil Fraxe explica que a blitz foi iniciada no Centro de Manaus por ser este o local mais tradicional e popular de compras. De acordo com ele, as visitas foram bem aceitas. Até o dia 22 de dezembro, a equipe de fiscalização do Procon-AM também deve percorrer outros centros comerciais de rua em bairros na capital, além de shoppings e a ideia é estender a ação para todo o comércio.
“O objetivo é preparar o lojista para o Natal. Quanto mais informado sobre os direitos do consumidor, melhor é feito o atendimento, movimentando mais ainda o fluxo de compras, deixando o lojista feliz e o cliente satisfeito”, afirma Fraxe.
Durante a ação de orientação aos lojistas, foram distribuídas cartilhas do Procon-AM aos estabelecimentos, e alertado para que a publicação esteja visível, à disposição dos consumidores, e tenha uma placa indicativa na loja.
Em caso de descumprimento do CDC, a população pode recorrer ao Procon-AM, localizado na Avenida André Araújo, 1.500, bairro Aleixo. Dúvidas podem ser solucionadas pelos telefones (92) 3215-4009 e 0800 092 1512 ou pelo e-mail [email protected].