Na prevenção da saúde sexual, os participantes do 56º Festival Folclórico de Parintins devem dar palco para iniciativa estratégica contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s): a Prevenção Combinada, que associa diferentes métodos de prevenção ao HIV, mostrando a importância da prevenção das IST’s e das hepatites virais para a saúde integral.
No Amazonas, o monitoramento das IST’s é realizado pelo Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s e Programa Estadual de Hepatites Virais, ambos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).
Francisco Nery, técnico do programa, destaca as ações combinadas para reduzir riscos e tomar decisões conscientes sobre a saúde sexual. “A Prevenção Combinada resguarda os indivíduos nas festas e contribui para o controle e a diminuição do número de novas infecções por HIV em nível comunitário. É essencial fortalecer a saúde dos participantes, promovendo a cultura e responsabilidade sexual”, afirma Francisco.
Em festas de grande proporção, como o Festival de Parintins, o alerta da Saúde é fazer uso da Prevenção Combinada para evitar infecção e doenças, mantendo o ritmo de alegria e de celebração na Ilha Tupinambarana, sem comprometer a saúde sexual e a segurança dos participantes do Boi-Bumbá.
Prevenção Combinada
Faz parte da estratégia da Prevenção Combinada: o uso de preservativos nas relações sexuais, atenção ao uso abusivo de álcool e outras drogas, realização de teste rápido regularmente, vacinação contra hepatite B e HPV, a prevenção da transmissão vertical (por meio da gestação).
Há, ainda, a Profilaxia Pré-exposição (PrEP), com a tomada de comprimidos antes da relação sexual, e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), com o uso de medicamentos após situação em que exista risco de contágio, como a relação sexual desprotegida (sem o uso de preservativo, ou quando há rompido do preservativo).
Onde encontrar?
Durante o Festival de Parintins, a PEP estará disponível na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Parintins, no Bumbódromo; e no Hospital Jofre Cohen, também em Parintins. Já a PrEP, testagens rápidas de HIV, sífilis e hepatites estarão disponíveis no stand Cais do Porto de Parintins, em frente à Catedral de Nossa Senhora do Carmo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Galliane e também na UPA Parintins, no Bumbódromo.
FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCP