Brasil – Robson de Souza, o Robinho, vai passar o Natal e o Réveillon no ‘presídio dos famosos’, como é conhecida a Penitenciária 2 de Tremembé (SP). O ex-jogador de futebol cumpre a pena de nove anos de reclusão pelo crime de estupro coletivo cometido na Itália, em 2013. A informação foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
O ex-atleta, de 40 anos, foi detido pela Polícia Federal na cobertura onde morava em Santos, no litoral de São Paulo, no dia 21 de março. A prisão aconteceu após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que ele deveria cumprir no Brasil a sentença a qual foi condenado pela Justiça italiana em 2022.
Em novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou dois pedidos de liberdade apresentados pela defesa de Robinho e decidiu, por 9 votos a 2, manter a prisão dele. Os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli votaram pela soltura do ex-jogador.
Em nota, a SAP afirmou que Robinho cumpre pena em regime fechado e não tem direito de usufruir da saída temporária nas festas de fim de ano. A pasta explicou que o benefício do Poder Judiciário é destinado apenas aos presos de regime semiaberto.
De acordo com a secretaria, a penitenciária não realizará programação especial de Natal e Ano Novo para os detentos. O g1 entrou em contato com a defesa de Robinho, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.