O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou, nesta segunda-feira (7), a Infovia 01, em Santarém, no Pará. A Infovia é um projeto do programa Norte Conectado, que visa levar internet banda larga a 3 milhões de pessoas na região Norte do país.
A Infovia 01 liga a cidade de Santarém a Manaus por meio de um cabo de fibra óptica com 1,1 quilômetro de extensão, que foi instalado no leito dos rios amazônicos. A escolha pelo leito dos rios foi feita para evitar o corte de árvores, que é um dos principais fatores de desmatamento na Amazônia.
Além de Santarém e Manaus, a Infovia 01 também vai levar internet para as cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará; e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas.
Cada um desses municípios terá uma rede metropolitana própria, que vai levar internet às escolas, unidades de saúde e segurança e demais equipamentos públicos.
O presidente Lula destacou os benefícios ambientais do projeto, que utilizou o leito dos rios para instalação da infraestrutura. “Essa infovia vai economizar 58 milhões de árvores que não precisam ser cortadas. Se a gente fosse fazer torre [de transmissão] teria que cortar”, disse.
Para o presidente, a inclusão digital possibilitará o acesso da população a melhores serviços, como de saúde e educação. Os cabos da infovia foram feitos para durar, pelos menos, 25 anos submersos.
“Eles vão ficar aí para permitir que o filho do pobre, através da internet, possa ter a mesma qualidade de aula que tem o filho do rico em qualquer lugar desse país. E não as pessoas tendo que ir atrás do Estado. É o Estado que tem que levar o desenvolvimento aonde estão as pessoas”, disse Lula.