Para prestar assistência a cerca de 1.300 famílias que foram diretamente afetadas por alagamentos neste domingo (03), a Prefeitura de Parintins realiza uma série de ações desde as primeiras horas do dia. Os alagamentos em vários pontos da cidade foram ocasionados pela forte chuva que iniciou na noite de sábado (02) e se estendeu até a tarde deste domingo.
Segundo dados coletados pelo pluviômetro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM – Campus Parintins), Parintins ultrapassou a marca de mais de 180 mm de chuva em menos de 24 horas, sendo o maior volume já registrado em 10 anos no município, conforme a Defesa Civil.
Para prestar auxílio às famílias atingidas, a Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Empresa Municipal de Trânsito e Transportes, com total apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, promoveram ações de assistência nas áreas alagadas.
Pontos de atendimento a famílias e recebimento de doações foram instalados na Escola Municipal Charles Garcia (bairro Santa Rita), Estação Cidadania João do Carmo (Bairro da União) e Centro Educacional Infantil Jaime Lobato (bairro Paulo Corrêa). Através do número de contato (92) 98519-2609, a Prefeitura também realiza atendimento, via telefone, às pessoas afetadas pela forte chuva.
MONITORAMENTO DE ÁREAS AFETADAS
Durante toda a manhã e parte da tarde deste domingo, a chuva que caiu sobre Parintins provocou pequenos desmoronamentos no Centro, bairros Santa Clara e São Benedito. As áreas foram interditadas e estão recebendo monitoramento da Defesa Civil e Secretaria de Obras.
Na manhã desta segunda-feira (04), o prefeito de Parintins, Bi Garcia, irá às áreas afetadas pelos alagamentos para definir uma série de ações de assistência e de infraestrutura.
O deputado Tony Medeiros por meios de suas mídias sociais se solidarizou e se colocou a disposição de todas às famílias afetadas
“A forte chuva que castigou Parintins nas últimas horas, nos leva a missão de convocar o Governo do Estado a ampliar as suas ações de Defesa Civil e Assistência Social e dar o suporte necessário para atender as necessidades básicas da nossa população, para que possam enfrentar com dignidade esse momento de dificuldades”, finalizou Tony.
Nesta segunda, o governador do Estado, Wilson Lima, chegará ao município para prestar auxílio às famílias atingidas pelos alagamentos.