Como parte das estratégias para oportunizar e ampliar o acesso da população à assistência básica, a Prefeitura de Manaus promove uma ação de saúde dirigida aos comunitários da zona Sul, neste sábado, 25/5. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde (Disa) Sul, a atividade acontece na escola municipal Irmã Edelvira Esmeralda do Souto Cabral, na rua Dona Mimi, nº 1.320, bairro Morro da Liberdade, com a oferta de atendimentos e serviços da Atenção Primária à Saúde (APS).
Na ação, programada para ocorrer das 8h às 12h, as equipes da Semsa vão ofertar consultas médicas e de enfermagem, com solicitação de exames e encaminhamento para médicos especialistas, se necessário, além de serviços como coleta do exame preventivo do câncer do colo uterino, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, vacinação e atualização do cartão vacinal.
A ação de saúde vai acolher todos os públicos, de crianças a idosos e adultos, mulheres e homens, conforme explica a diretora do Disa Sul, Jucinara Rodrigues.
“Pessoas que trabalham e não têm tempo de ir ou levar os filhos à unidade básica durante a semana poderão se consultar com o profissional de saúde, atualizar a carteira vacinal, fazer testes rápidos, entre outros atendimentos, na manhã deste sábado”,
Para atendimento, os usuários devem se dirigir ao local em posse do documento oficial de identidade, CPF e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a atualização vacinal dos filhos, um dos pais ou um responsável deve acompanhar a criança e apresentar a carteira de vacina. O público também terá acesso a sessões de auriculoterapia e orientações sobre cuidados e higiene da boca, com distribuição de kits de saúde bucal.
Jucinara informa que o atendimento aos usuários contará com mais de 50 profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, vinculados à Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Luzia, da USF Lúcio Flávio Vasconcelos Dias e da clínica da família Antônio Reis, localizadas em bairros próximos do Morro da Liberdade.
Segundo a diretora do Disa Sul, a ação na escola Edelvira Cabral faz parte de planejamento da Semsa para reforço da atenção à saúde da população, sobretudo para usuários que vivem em locais distantes de unidades básicas ou com unidades em reforma. É o caso dos usuários da USF Morro da Liberdade, ela aponta, atualmente referenciados para atendimento em pontos de bairros vizinhos, enquanto a unidade segue em obras para ser reaberta, em breve, como unidade de porte 4.
“Dialogamos com os agentes comunitários de saúde e conselheiros de saúde da área, que indicaram a escola como ponto mais distante de outras unidades e com maior necessidade de reforço. E, após a ação, a depender da demanda, podemos retornar para mais atendimentos”,
A ação deste sábado, complementa Jucinara, vai oportunizar ainda a atualização vacinal de alunos da escola Edelvira Cabral.
“A unidade atende crianças em idade vacinal, na faixa etária até 5 anos. A gestora da escola já contatou os pais, e muitos vão levar suas filhas e filhos para receber as vacinas durante a programação”.