A Prefeitura de Manaus informa os locais de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher a partir da próxima segunda-feira, 04/07. O serviço itinerante é gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e dispõe de cinco estruturas móveis, que oferecem serviços e procedimentos de saúde para a população feminina em todas as zonas sanitárias distritais do município, Norte, Sul, Leste, Oeste e rural.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, relata que as Unidades Móveis de Saúde da Mulher iniciaram as atividades há quase dois anos, como parte da estratégia da Semsa para fortalecimento da assistência à população feminina, com ênfase no atendimento pré-natal e na prevenção e rastreio do câncer de mama e do câncer do colo do útero.
“Essas estruturas, as usuárias podem realizar exames preventivos, mamografias e exames de ultrassom, sem a necessidade de regulação. Isso favorece o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer do útero e da mama, que são os que mais acometem mulheres na região Norte”, aponta a secretária.
O serviço itinerante, conforme Shádia, contribui ainda para a ampliação da cobertura da APS no município. “As estruturas móveis funcionam em áreas de vulnerabilidade social e vazias assistenciais, distantes das unidades da rede básica, garantindo o acesso de moradoras nessas localidades a serviços essenciais de saúde”.
Atendimentos
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher que atuam nas zonas Norte e Oeste prosseguem com atendimento às usuárias em suas bases atuais, respectivamente situadas na rua Junqueiro, 1.259, conjunto Arco-Íris, ao lado da escola estadual Belarmino Marreiro, no bairro Novo Aleixo; e na rua Olinda, s/nº, no bairro Redenção.
O atendimento às moradoras da zona Leste passa a ser oferecido no bairro Armando Mendes, com base na rua Rio Ajarani, 162, na divisão com o bairro Zumbi dos Palmares, a partir de segunda-feira, 7/4. Já os usuários da zona rural poderão procurar o serviço na marina do Davi, na avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra.
A estrutura que atende a zona Sul passará a funcionar na rua Des. Felismino Soares, 215, ao lado do CMEI Gustavo Capanema, no bairro Colônia Oliveira Machado, também a partir de segunda-feira.
Nas unidades móveis, os usuários têm acesso a consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassonografia, exame preventivo do câncer do colo do útero, consulta inicial do pré-natal, vacinação, testes rápidos para gravidez e para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, e dispensação de medicamentos da farmácia básica.
O serviço municipal atende exclusivamente a população feminina, com funcionamento das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal. O atendimento às usuárias ocorre por ordem de chegada, mediante apresentação do documento oficial de identidade e cartão do SUS.
Endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa
Zona Norte
Rua Junqueiro, 1.259, conjunto Arco-Íris, ao lado da escola estadual Belarmino Marreiro – Novo Aleixo
31/3 a 11/4
Zona Leste
Rua Rio Ajarani, 162, divisa com o bairro Zumbi dos Palmares – Armando Mendes
7 a 18/4
Zona Oeste
Rua Olinda, s/nº – Redenção
31/3 a 11/4
Zona Sul
Rua Des. Felismino Soares, 215, ao lado do CMEI Gustavo Capanema – Colônia Oliveira Machado
7 a 25/4
Zona rural
Marina do Davi, avenida Coronel Teixeira – Ponta Negra
7 a 17/4
— — —
Texto e fotos – Divulgação / Semsa