A Segunda-feira (5), foi de muita chuva em Humaitá. Teve intensidade, força e um volume acima da média. Estes fatores expuseram um problema antigo da cidade com ruas alagadas, acessos impedidos, bueiros e valas obstruídas. A água invadiu casas, causou prejuízos e um corre-corre da Defesa Civil e servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Diante dos fatores e da força da natureza, o prefeito Dedei Lobo como sempre está na luta para trazer tranquilidade a todos e com isso através da Seinfra com toda sua equipe esteve nas ruas e locais para com trabalho e empenho socorrer os moradores, pois dias antes como postamos em nosso portal o gestor municipal já estava prevendo isso começou uma ação para amenizar e logo acabar com essa que é uma situação antiga sim mais que está com os dias contatos, graças a gestão de Dedei Lobo a frente do município, onde o seu maior compromisso e levar uma melhor qualidade de vida e todos.
E mostrando sempre transparência e com isso deixando uma credibilidade e compromisso dom a população, nesta terça-feira (6), o Secretário Municipal de Infraestrutura, Edivaldo Meirelles ‘Zico’ esteve na Câmara de vereadores, e para tranquilizar a todos prestou contas das ações que foras feitas com as ocorrências da força da natureza, e também apresentou o plano de ações da pasta para tratar de casos como o ocorrido.
“Estamos trabalhando na desobstrução das valas”, disse o secretário. “Iniciamos pela vala principal, aquela que recebe água das chuvas de todas as outras”, relatou Zico aos vereadores.
‘É importante destacar que na maioria das vezes as valas servem como descarte de lixo para a população”, constatou o secretário.
Essa ação de colocar o lixo nas valas coletoras tem gerado a maior parte dos problemas, neste período de chuva. Os servidores da Seinfra encontraram carcaça de geladeira, televisores, sofás e uma lista infinita de lixos jogados nas valas. “A água procura uma passagem, se estiver obstruída ela vai procurar outro local”, frisou Zico ao pedir um cuidado da população para não realizar este tipo de descarte nas valas.
Outro problema relatado está nas construções. Com o desenvolvimento de Humaitá muitas construções estão sendo registradas, e muitas delas em locais onde é passagem de água. “Há a necessidade de uma licença para construção, e muitos não fazem este processo”, informou Zico. Muros, calçadas e edificações foram erguidas sem ter o devido cuidado em deixar uma passagem para a água.