Humaitá (AM) – Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira(01), a Prefeitura Municipal de Humaitá, através da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, realizou a premiação das escolas municipais que obtiveram os melhores índices na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), resultados referentes ao ano de 2021.
O encontro ocorreu no espaço de eventos ML Cremonez e contou com a participação de vereadores, secretários municipais, representantes de instituições presentes no município e profissionais da educação.
A secretária municipal de educação, Arnaldina do Socorro Chagas, deu as boas vindas aos presentes e agradeceu o empenho de toda a equipe gestora da educação municipal e aos profissionais que militam no dia a dia das escolas.
A secretária lembrou que importantes avanços já foram verificados, mas, a preocupação com a equidade e com um crescimento ainda maior devem ser constantes, sobretudo porque
“em geral nossa clientela é composta de alunos oriundos de famílias de baixa renda, de pessoas necessitadas, que precisam de uma atenção e uma estrutura educacional capaz de atender às suas necessidades”.
O prefeito Dedei Lobo ressaltou que os avanços na educação municipal são visíveis, mas, é preciso avançar ainda mais. Dentre os avanços, o prefeito destacou a realização de concurso público para a educação, pagamento de abono, avanços na discussão sobre o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério, melhor remuneração dos municípios do interior do Amazonas, dentre outros.
Criado através da Lei Municipal n° 967/2023, de iniciativa do Poder Executivo Municipal, o Programa Educação Premiada remunera profissionais da educação lotados em estabelecimentos que alcançam os melhores índices no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
A premiação é paga nos seguintes percentuais: 1º Lugar: 100% sobre o salário-base vigente; 2º Lugar: 50% sobre o salário-base vigente; Maior avanço: 100% sobre o salário-base vigente, para todos os profissionais lotados na escola vencedora, e não apenas professores.
Veja as escolas premiadas:
1º ao 5° ano:
1° Lugar: Escola Municipal Edmee Monteiro Brasil.
2° Lugar: Escola Municipal Rosa de Saron
6º ao 9° ano:
1° Lugar: Escola Municipal Irmã Carmem Cronenbold
2° Lugar: Escola Municipal José Cezário Menezes de Barros.
Maior avanço:
1º ao 5° ano. Escola Municipal São Domingos Sávio (Distrito de Auxiliadora – Rio Madeira)
6º ao 9° ano. Escola Municipal José Cezário Menezes de Barros, que optou pela premiação de maior avanço, já que também se classificou em 2º lugar na categoria 9º ano.
Fonte: SECOM/PMH
Fotos: Fábio de Souza