Humaitá(AM) – Estudantes residentes na área ribeirinha de Humaitá, município localizado ao sul do Estado do Amazonas, severamente castigado pela enchente do Rio Madeira, estão recebendo aulas e merenda escolar em suas próprias residências, uma vez que cerca de 20 escolas municipais rurais estão inundadas.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), dezenas de famílias estão fora de suas residências, mas, aquelas que conseguiram abrigos temporários nas próprias comunidades ou outras do entorno e que tem crianças na escola, estão recebendo a visita dos profissionais de educação, que ministram aulas e distribuem alimentação escolar.
É o caso da Comunidade do Carará, margem direita do Rio Madeira, onde a escola está temporariamente fora de operação pela enchente do Rio Madeira. Profissionais levam o material escolar, produzido pela própria SEMED, além da alimentação escolar.
“É um trabalho difícil e arriscado para nossos profissionais, porém, faremos o que for possível para que a classe estudantil, que já está duramente afetada, não sofra ainda mais pela falta de aulas nesse período”,
Ainda de acordo com o prefeito de Humaitá, a SEMED vem adotando todas as alternativas possíveis, como aulas remotas, para que as atividades escolares sejam cumpridas, nas mais de 50 escolas municipais localizadas em comunidades ribeirinhas do município de Humaitá.
Fonte: SECOM/PMH