Menu

Prefeito Dedei Lobo realizou Audiência Pública sobre o Extrativismo Mineral Familiar na Calha do Madeira em Humaitá

Compartilhe

Audiência Pública sobre o Extrativismo Mineral Familiar na Calha do Madeira em Humaitá

Essa é uma luta de alguns anos, pois na primeira gestão de Dedei Lobo os trabalhadores não tiveram problemas com ações contra o garimpo na calha do madeira, após o termino de sua gestão como em todo município ouve uma retrocesso em muitas áreas no município.

E agora Dedei está correndo atrás para ajudar essas famílias que dependem do extrativismo mineral não somente em Humaitá mais em todo sul do Amazonas, a audiência aconteceu nesta sexta (27), e contou com a presença de muitos trabalhadores que lotaram a quadra de um ginásio em Humaitá, além das famílias Dedei Lobo reuniu um time que vai ao seu lado lutar por dias melhores para as famílias que dependem desse trabalho para levar o seu pão de cada dia para suas casas.

A audiência contou com a presença de diversas autoridades políticas como o Prefeito de Humaitá José Lobo, vereador João Aragão, vereador Ray Santos, Dep. Estadual Sinésio Campos, Dep. Estadual Adjunto Afonso, Dep. Federal Silas Câmara, Gerente Executivo do INSS Raimundo Pereira, e o secretário executivo da SEPROR Alessandro Cohen, Prefeito de Manicoré Lúcio Flávio, o delegado Vinicius representando a superintendência da polícia federal, e contou também com a presença de Secretários de Estado, e Secretários Municipais.

O Dep. Silas Câmara, como tem feito em sua vida pública ouviu atentamente os relatos de cada participante e como resposta vai trabalhar para que logo seja resolvido todo esse problema que estão passando os trabalhadores no calha do madeira.

“Estamos trabalhando em favor do nosso estado e também do povo amazonense que luta todos os dias para sobreviver, principalmente hoje, no momento em que nosso estado está passando de extrema seca, juntos somos mais forte”,

ressaltou Silas.

O deputado estadual Adjuto Afonso relatou que foi muito produtiva a reunião pois essa é uma luta antiga dos trabalhadores do extrativismo mineral que é uma fonte de renda de muitas famílias no sul do Amazonas, o setor primário tem que ter um apoio ainda maior em todo estado.

Adjuto relatou que hoje o estado tem uma economia concentrada em Manaus em função da Zona Franca, e isso pode ter uma luz no fim do túnel, pois o governador pensando nessas famílias criou uma secretária para cuidar desse assunto de extrativismo, e isso já está sendo feito, mas o deputado relatou que o potencial economico nesse setor é muito grande e pode crescer ainda mais com essa união de todos lutando pelo um bem comum.

“Isso aqui foi só o começo, pois vou apresentar um projeto de lei na ALEAM para ser criado o marco regulatório, com isso vai ajudar ainda mais essas famílias que precisam ter paz de espírito e que possam trabalhar com tranquilidade, pois esse é meu maior foco”,

finalizou Adjuto.

Dedei Lobo ressaltou que a audiência foi bastante produtiva, mas que a mesmo teve seu início não em Humaitá mas no Congresso Nacional, pois o gestor encaminhou seu pedido para o deputado Silas e ele juntamente com a bancada Federal começou essa caminhada em prol a categoria.

Pois naquele período começou a ser feitos operações contra os trabalhadores no sul do Amazonas, com isso teve a iniciativa de ser feita a Audiência Pública, onde no debate foi passado pelos trabalhadores as necessidades de cada família e as dificuldades enfrentadas por todos neste momento, e isso vai ser de todos os trabalhadores do setor primário, do pescador ao seringueiro, e com a união de todos será traçado planos de ações para que se possa de alguma maneira ajudar as famílias que sobrevivem do extrativismo nesta região do nosso Amazonas.

“Daqui com essa reunião saiu a proposta que seja feito o Zoneamento Ecológico-Econômico  para que seja feito e definidos áreas de produção assim dando legalidade por lei, pois agora isso é feito pelo estado, e acreditamos que estamos dando um grande passo para que essa situação seja resolvida”,

finalizou Dedei.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress