O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Angelus Figueira, recebeu a visita de cortesia, do prefeito de Humaitá, Dedei Lobo, nestas terça e quarta-feiras, 6 e 7 de dezembro.
O prefeito teve acesso a uma apresentação prévia do Plano de Diretrizes e Estratégias para o Desenvolvimento Econômico Sustentável do Amazonas, que está sendo discutido e elaborado, por orientação do governador Wilson Lima, e sob a coordenação do secretário, Angelus Figueira. O Plano visa potencializar a matriz econômica do Estado, por meio de novos vetores.
Na ocasião, Dedei Lobo conheceu também Projeto Zagaia Agro que prevê a criação do Polo Agroindustrial Portuário e Logístico de Humaitá, para fomentar a produção de grãos como: milho, soja, arroz, feijão, dentre outros, e gerar, em até quatro anos, cerca de 12 mil empregos diretos e indiretos, a médio prazo. O projeto está em fase de implantação e terá o aporte de R$ 1,2 bilhão para incremento sustentável em toda cadeia do agronegócio naquela região.
O Zagaia Agro foi apresentado pelo diretor regional de criação do projeto, Ulisses Albuquerque.
Considerado um dos berços culturais e intelectuais do Amazonas, Humaitá é a porta de entrada de Rondônia, Mato Grosso, Pará, bem como estados do Centro-Oeste, pois possui modais de transporte que favorecem a logística para acesso ao Amazonas, como por exemplo, da energia produzida em Rondônia, na Calha do Rio Madeira.
O prefeito estava acompanhado da primeira-dama do município, Arnaldina Chagas, de seu irmão, Felipe Lobo, e da representante do município em Manaus, Rita Riça.
Além do titular da Sedecti, Dedei Lobo, foi recebido pelos secretários executivos, Valdenor Cardoso, Lucelisy Borges, Luiz Herval, Jhones Lima, e pelos assessores, Nadiele Pacheco, Massami Miki e Felipe Litaiff.
VEJA O VÍDEO: