Menu

Prefeito Dedei Lobo acompanhou o governador Wilson Lima na inauguração do serviço da Telessaúde em Humaitá

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Ação faz parte do programa Saúde AM Digital que tem ampliado atendimentos de forma remota no interior

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quarta-feira (14/05), o serviço da Telessaúde em Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), expandindo a oferta de consultas e exames à distância, com o objetivo de reduzir a fila de espera para procedimentos agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) em todo o Amazonas. Desde o lançamento do programa Saúde AM Digital, em abril deste ano, cinco municípios do interior, mais Manaus, contam com estruturas da Telessaúde para o atendimento da população.

A inauguração celebra os 156 de anos de Humaitá, o governador Wilson Lima também inaugurou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional Dra. Luiza Conceição Fernandes com 10 leitos de média e alta complexidade, alcançando 41 leitos em municípios do interior. 

“Nós estamos trazendo 12 especialidades, aquelas mais demandadas pelo sistema regulador. Antes o paciente tinha que sair de Manicoré para receber o atendimento especializado. Com o Telessaúde, o paciente pode ser atendido em casa ou em qualquer ponto que haja internet, uma evolução do sistema de saúde”,
afirmou o governador.

O governador Wilson Lima entregou dois pontos de Telessaúde, um para teleconsulta e outro para telediagnóstico, no Hospital Regional Dra. Luiza Conceição Fernandes. A sala de telediagnóstico foi equipada com aparelhos de eletrocardiograma (ECG), MAPA e Holter, ampliando a oferta de exames. 

A cidade de Humaitá também teve dez leitos de Unidade Terapia Intensiva (UTI) entregues pelo governador Wilson Lima no Hospital Regional. Pela primeira vez na história, a assistência em alta complexidade tem sido ofertada fora da capital com a inauguração de UTIs no interior, alcançando os municípios de Parintins, Tefé, Tabatinga e Humaitá. 

“Hoje aqui eu sou um cara premiado. Vim aqui fazer uma pequena consulta, fiz um eletro, coisa que eu nunca fiz na vida antes. Com 64 anos, hoje foi a primeira vez. Uma das coisas que faltava para a nossa cidade, tenho certeza que é o que chegou agora. Uma UTI e um atendimento desse, na hora que a gente precisa”, disse o comerciante Milton Mendes, morador de Humaitá. 

As inaugurações contaram com a presença dos deputados federais Fausto Júnior e Silas Câmara; o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade; a deputada estadual Alessandra Campelo; o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Jomar Fernandes; o prefeito de Humaitá Dedei Lobo; vereadores do município e secretários estaduais.  

Primeira fase

O programa Saúde AM Digital foi lançado no dia 15 de abril pelo governador Wilson Lima para atender 100% da população dos 62 municípios do Amazonas, incluindo Manaus, onde já foram implantados oito pontos de telessaúde em diferentes zonas da capital. No interior, as consultas e exames são oferecidos para todo o estado por meio do aplicativo Saúde AM Digital, levando atendimentos à distância com o uso de aparelhos como celulares. 

No interior, os pontos de telessaúde estão em fase de implantação. Até o momento, cinco municípios já contam com telessalas em funcionamento: Manacapuru, Barcelos, Tefé, Manicoré e Humaitá. 

A primeira fase da expansão também prevê a implantação em Itacoatiara e Tabatinga. Ao todo, serão 78 salas de telessaúde no estado – 17 na capital e 61 no interior. Na segunda etapa, o programa chegará a mais 27 municípios e, na terceira, aos 27 restantes.

Telessaúde

Por meio do Saúde AM Digital, o cidadão tem acesso à teleconsulta em 12 especialidades médicas agendadas pelo Sisreg: dermatologia, urologia, endocrinologia, psiquiatria, cardiologia, ortopedia, neurologia, neuropediatria, pediatria, ginecologia, psicologia e nutrição.

Ao receber a mensagem da assistente virtual do programa, a pessoa com solicitação registrada no Sisreg poderá optar pela modalidade de teleconsulta. Nesse caso, o tempo de espera costuma ser menor em comparação ao da consulta presencial, e o atendimento pode ser realizado em casa ou em uma das salas de telessaúde. O acesso é feito pelo aplicativo Saúde AM Digital, com as instruções encaminhadas pelo suporte do programa.

Fotos: Diego Peres e Alex Pazuello

plugins premium WordPress