O governador do Amazonas, Wilson Lima, visitou na tarde desta quarta-feira (14/5) as novas instalações do Fórum de Justiça Desembargador Hamilton Mourão, no Município de Humaitá (a 600 km de Manaus). A unidade, que será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira – dia 15, aniversário de 156 anos de Humaitá –, é a maior do interior do estado e segue um modelo arquitetônico sustentável, com estrutura moderna e adequada às exigências do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Durante a visita, o governador foi acompanhado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, que apresentou todos os espaços do novo prédio, incluindo o Plenário do Tribunal do Júri. Lima também conferiu os preparativos finais para a cerimônia de inauguração que, devido a outros compromissos, não poderá estar presente. Impressionado com a estrutura do novo Fórum, o governador destacou a importância da iniciativa.
“Fiquei impressionado com a estrutura apresentada e sou um entusiasta desse trabalho feito pela Justiça, bem como pelo Ministério Público e pela Defensoria no interior, porque mostra que a Justiça vai alcançar as pessoas que mais necessitam”,
O desembargador Jomar Fernandes, que esteve presente desde o lançamento da pedra fundamental do novo Fórum de Justiça de Humaitá, destacou a importância do momento.
“Receber o governador e sua comitiva neste novo espaço do Judiciário em Humaitá e apresentar o que foi construído para o atendimento do cidadão e para o desenvolvimento do trabalho de nossos servidores e magistrados. Aproveito para agradecer a todos que, direta ou indiretamente, colaboraram para que este sonho se tornasse realidade. Cada esforço foi essencial para a concretização deste marco para a Justiça em Humaitá”,
O novo fórum conta com salas amplas, estrutura para realização de audiências virtuais, uso de materiais com baixo custo de manutenção e elementos ecológicos. A fachada moderna e a funcionalidade dos ambientes visam a garantir um atendimento mais eficiente à população da Comarca de Humaitá.
Texto: Acyane do Valle / TJAM
Fotos: Chico Batata / TJAM