A Associação Amazonense de Municípios(AAM) com o apoio do Ministério da Educação(MEC), promove o Encontro de Gestores Municipais da Educação e prefeitos, nesta sexta-feira(13), na Faculdade Boas Novas, onde serão tratados diversos assuntos de interesse dos municípios.
Com o tema “Atendimento aos Prefeitos do Amazonas”, o evento teve a presença do Ministro da Educação, Milton Ribeiro, do Presidente do FNDE, Marcelo Ponte e do presidente da Associação Amazonense de Municípios, Jair Souto.
Na reunião, técnicos do FNDE atenderam individualmente prefeitos e representantes dos municípios.
O Educa+Amazonas é um investimento de R$ 400 milhões do Governo do Amazonas por meio de 13 projetos prioritários. O programa tem quatro eixos: recuperação da aprendizagem, qualificação e reconhecimento dos profissionais da Educação, preparação do estudante para o futuro e meio ambiente e sustentabilidade.
Com o Educa+Amazonas, o governador Wilson Lima prevê retomar o pagamento do 14º e 15 º salário aos profissionais de Educação do estado que cumprirem suas metas. Desde 2014 essa bonificação não é paga aos profissionais porque governos anteriores tiraram esse benefício. Além disso, o Estado vai ofertar 15 mil vagas de pós-graduação para profissionais da rede estadual e municipais.
Segundo o prefeito de Manicoré, Lúcio Flávio, entre as principais dificuldades para acessar os programas do FNDE estava o acesso ao ministério na capital federal. “A dificuldade era de chegar em Brasília, no ministério, e ser atendido. Então, com essa iniciativa, a gente vai trazer os ministérios, os órgãos todos, para servir o prefeito, com certeza é de suma importância”, avaliou o prefeito.
Volta às aulas
O governador Wilson Lima destacou, ainda, durante o evento, a retomada das aulas 100% presenciais, como parte do projeto de recuperação da aprendizagem do programa Educa+Amazonas.
EAD
Na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o governador participou da assinatura de uma parceria entre os municípios do Amazonas e a instituição para levar ensino técnico e superior por meio do método Educação a Distância (EAD).