Com o compromisso de fortalecer a participação popular e garantir que os investimentos dos próximos anos reflitam as reais necessidades da cidade, o prefeito de Manaus, David Almeida, lançou, nesta segunda-feira, 14/4, a plataforma digital do “PPA Participativo”. Pela primeira vez na história da capital, a população poderá ajudar a decidir, de forma simples e on-line, os rumos do município para o período de 2026 a 2029.
“Estamos colocando o cidadão como protagonista das decisões estratégicas, com transparência, inclusão e responsabilidade”, afirmou o prefeito. Segundo ele, a iniciativa devolve à população o direito de opinar sobre os investimentos do município nos próximos quatro anos. “Esta ferramenta do PPA Participativo vai permitir às periferias opinar: se quer uma escola nova, uma creche, infraestrutura, ônibus, moradia, UBS… Os próximos quatro anos serão decididos com base nessas informações”,
David Almeida também destacou os principais gargalos da cidade, identificados por meio de pesquisas.
“O que mais se ouve em Manaus é o pedido por mais segurança. Por isso, ouvindo a população, armamos, equipamos e realizamos concurso público para a Guarda Municipal”.
O prefeito também ressaltou o déficit habitacional de 52 mil moradias e a necessidade urgente de alternativas para melhorar a mobilidade urbana, lembrando que a cidade conta com mais de 975 mil veículos circulando diariamente.
Desenvolvida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), a plataforma digital permite que qualquer morador participe da construção do Plano Plurianual (PPA), principal instrumento de planejamento da administração pública. A consulta pública ficará aberta até o dia 27 de abril.
Na plataforma ppaparticipativo.manaus.am.gov.br, o cidadão escolhe dois eixos estratégicos – como Saúde, Educação, Infraestrutura ou Segurança – e seleciona duas propostas por eixo. Também é possível enviar sugestões próprias, permitindo que ideias nascidas nas comunidades cheguem diretamente ao planejamento oficial da cidade.
Além da votação digital, o PPA Participativo inclui audiências públicas e apresentações presenciais em todos os Setores Urbanos (SU) que compreendem o Plano Diretor Urbano e Ambiental de Manaus. As reuniões começaram pela zona Norte, onde os moradores da Colônia Santo Antônio elogiaram a iniciativa.
O secretário da Semef, Clécio Freire, celebrou a conquista e reforçou o papel da população no processo.
“Estamos lançando o PPA Participativo. Isso é importante, porque o cidadão que contribui tem o direito de escolher onde o dinheiro será investido. E isso, prefeito, é um gesto de estadista: dar voz aos menos favorecidos”.
Clécio também destacou a mudança de paradigma no planejamento público. “O planejamento sempre foi feito de cima para baixo. Agora, ele começa pela base. A população vai decidir”. Segundo ele, a plataforma é uma verdadeira revolução e fortalecerá a atuação da prefeitura ao ouvir diretamente a população.
A subsecretaria de Orçamento e Projetos da Semef, Karliley Capucho, reforçou a importância da participação popular.
“Estamos saindo das consultas públicas restritas a auditórios para alcançar toda a cidade com uma ferramenta acessível, democrática e digital”. Ela explicou que o PPA é previsto na Constituição Federal, na Lei Orgânica do Município e na Lei de Responsabilidade Fiscal, e que a votação permitirá à população escolher quatro propostas e ainda sugerir novas ideias.
Ao final do processo, as 30 propostas mais votadas pela população serão priorizadas no planejamento municipal e divulgadas oficialmente no portal do PPA. A plataforma foi pensada para ser intuitiva, acessível e para ampliar o envolvimento popular na construção de políticas públicas.