O prefeito de Manaus, David Almeida, transmitiu, na manhã desta segunda-feira, 19/5, o segundo Núcleo Operacional da Guarda Municipal, localizado na avenida Ramos Ferreira, bairro da Aparecida, zona Sul da capital. A nova base consolida uma estratégia de descentralização da segurança pública municipal, garantindo presença ostensiva 24 horas por dia e reforçando o compromisso da prefeitura com a proteção do cidadão e o fortalecimento da Guarda.
“Estamos entregando mais do que um prédio. Com boas viaturas, armamentos modernos e um ambiente de trabalho digno, nossos guardas têm hoje condições reais de atuar na segurança pública, algo que, até 2021, sequer era cogitado. Estamos oferecendo estrutura, dignidade e tecnologia para que nossos agentes possam atuar com eficiência na proteção do povo de Manaus”, destacou Almeida.
O novo núcleo faz parte de um plano que prevê a criação de seis unidades operacionais até 2026, com três das já previstas para entrega até o final de 2025: Zona Leste (em julho), e Zona Norte próximo ao Terminal 4. A meta é garantir a presença da Guarda Municipal em todas as zonas da cidade, operando com rondas comunitárias, patrulhamento preventivo e proteção a equipamentos públicos.
A base inaugurada hoje já conta com monitoramento por câmeras integradas ao Centro de Cooperação da Cidade (CCC), botão de pânico em testes e Leitura Automatizada de Placas (LPR) para identificação de veículos roubados e furtados. “Não se faz segurança pública hoje sem tecnologia. Por isso, estamos investindo pesado em equipamentos e integração entre as forças”, reforça David Almeida.
O trabalho da Guarda também inclui rondas escolares, patrulhamento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ações nos terminais de transporte coletivo, uma das prioridades da gestão. “A presença dos nossos agentes nas ruas tem efeito direto na redução dos crimes. A farda e a viatura são dissuasores naturais da criminalidade”, afirmou o prefeito.
Compromisso com Manaus
Segundo o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira, a entrega do novo núcleo reafirma o cumprimento das metas assumidas desde o primeiro dia da gestão.
“Uma das ordens do prefeito desde a promessa de campanha dele era que foram criados seis núcleos ao longo dos quatro anos. Esse já é o segundo deste ano. O primeiro foi na Ponta Negra, esta agora em Ramos Ferreira, e o terceiro será na Zona Leste, já no próximo mês — o maior de todos. Estamos descentralizando a atuação da Guarda Municipal com foco no patrulhamento escolar, nas UBSs e na segurança do Centro. Há quatro anos não temos nem viatura; hoje temos mais de 80, com mais de 400 guardas armados. E já anunciamos o segundo curso de formação para agosto, com previsão de novo concurso no ano que vem para mais 500 servidores”, afirmou.
O planejamento da Prefeitura projeta mil novos agentes até 2027, consolidando a Guarda Municipal como uma força auxiliar essencial na segurança pública da capital.
“Estamos cumprindo com o que prometemos à população. Estamos trabalhando para que Manaus esteja mais protegida e mais preparada para enfrentar os desafios da segurança urbana”, concluiu David Almeida.
Ampliação da força e qualificação contínua
Desde o início do processo de reestruturação, iniciado em 2022, a Guarda Municipal passou de 50 para mais de 250 agentes armados. A meta é atingir 1.500 servidores até 2027 e implantar, até o final da gestão, um programa de videomonitoramento dos equipamentos públicos municipais, o ‘Smart Manaus’, que é um sistema que tem um protocolo rígido de utilização de dados e reconhecimento por biometria facial. A prefeitura também promoveu capacitações, como o recente treinamento sobre abordagem a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de realizar concurso interno para ampliar a ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, tropa de elite da corporação, de 19 para 69 agentes, com novas viaturas e atuação em todas as bases.