Pela primeira vez à frente das entregas de peixes durante a Semana Santa, o prefeito de Manaus, David Almeida, fez questão de acompanhar pessoalmente a ação, nesta terça-feira, 15/4, e atestar a qualidade do alimento distribuído à população. A entrega de 120 toneladas integra o projeto “Páscoa na Floresta” e alcançará 45 mil famílias em situação de vulnerabilidade social até quinta-feira, 17.
A iniciativa está alinhada ao eixo “Social e Cidadania”, uma das sete frentes estratégicas da gestão municipal.
“É a Semana Santa chegando, é uma tradição cristã, da Páscoa, da Quaresma, e nós estamos aqui nessa oportunidade. Vamos entregar 120 toneladas de peixe, distribuídas gratuitamente até quinta-feira para a população. A estimativa é que a gente possa beneficiar 45 mil famílias”, destacou o prefeito David Almeida, durante o início das entregas no bairro Cidade de Deus, zona Norte.
A distribuição dos pescados ocorre em todas as zonas da cidade, com apoio do Fundo Manaus Solidária (FMS), em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e organizações sociais credenciadas.
“Hoje, está sendo nossa primeira distribuição, chegou na hora certa, iniciando a semana da Páscoa. Sabemos que a prefeitura tem esse lado sensível de olhar para quem mais precisa. Vamos estar em vários bairros durante três dias, e será uma semana abençoada”, afirmou a presidente do FMS, Viviana Lira.
Além da entrega de alimentos, a programação do “Páscoa na Floresta” inclui ações lúdicas, educativas e culturais até o dia 20 de abril. O projeto foi aberto no Parque das Tribos, zona Oeste, com mais de 2 mil crianças participando de brincadeiras, apresentações e distribuição de chocolates. O encerramento acontecerá no parque temático Gigantes da Floresta, com shows, atividades infantis e momentos de confraternização para toda a família.
A ação tem recebido reconhecimento da população. “Importantíssima a distribuição do peixe hoje. Tem muita gente que não tem o que comer, e a chegada desse peixe vai abençoar a comunidade. Cristo vive, e a Páscoa é tempo de esperança”, disse a doméstica Ana Carolina Lima, 32 anos, moradora do bairro Cidade de Deus.
A emoção também tomou conta da dona de casa Maria Venâncio, de 52 anos. “Estou muito feliz, muito satisfeita de ter recebido meu peixe da mão do meu prefeito”.
Mais entregas
Além do bairro Cidade de Deus, o FMS também acompanhou as entregas nas comunidades Lago Azul, Milênio e Viver Melhor, todas na zona Norte da capital.
A programação segue nesta quarta-feira, 16/4, com distribuição em instituições credenciadas nas zonas Leste, Norte e Oeste. Na quinta-feira, 17/4, a ação chega às zonas Centro-Oeste, Centro-Sul, Sul e Rural, garantindo que o alimento da Semana Santa chegue a todas as regiões da cidade.
A gestão David Almeida segue firme no compromisso de cuidar da população e transformar vidas com ações concretas, que unem fé, dignidade e amor ao próximo.