Pré-candidatos a prefeito de Manaus, Amom Mandel (Cidadania) e Roberto Cidade (União Brasil) se alfinetaram nesta quarta-feira (17) nas redes sociais. O deputado federal afirmou que estava sendo atacado por um blog de Manaus que “coincidentemente” elogia Cidade e o deputado estadual criticou o adversário por pedir conselho ao maior inimigo da Zona Franca de Manaus: o estado de São Paulo.
Em vídeo intitulado “coincidências nos ataques que sofremos”, Amom expôs publicações contra ele feitas pelo blog Abutre, que será investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Manaus por suspeitas de desvio de verbas públicas, em razão de pagamento em espécie a possíveis prestadores de serviços.
O parlamentar federal afirma que o blog faz elogios a adversários políticos. Quando Amom fala o nome de Roberto Cidade, o áudio é censurado e uma tarja escrita em breve cobre a boca dele. Os prints de publicações do blog expostos logo em seguida mostram que se trata do deputado estadual.
“Olha só que coincidência. Vamos ver quem são os políticos que eles estão elogiando. R*** ***, Sabá Reis e David Almeida. Olha só que coincidência. E as ações desse portal estão sendo patrocinadas com dinheiro público por vários órgãos. Como é que pode?”, afirma Amom, no vídeo.
À noite, Cidade publicou um vídeo criticando Amom por buscar conselho ao secretário de Estado de Fazenda de São Paulo. “Amom agora é orientado pelo maior inimigo da Zona Franca de Manaus. É inaceitável que, por despreparo e inexperiência, ele se alie a quem quer acabar com milhares de empregos em Manaus”, diz a publicação.
Na última terça-feira (16), ao mostrar a rotina de deputado federal, Amom relatou que tinha viajado para o estado paulista para discutir sobre eficiência em gestão. “Estou aqui em São Paulo para falar com o secretário de Fazenda do estado para saber o que a gente pode levar de bom daqui para Manaus em termos de gestão”, afirmou Amom.
O vídeo publicado por Cidade replica parte do vídeo de Amom enquanto o parlamentar observa com olhar de reprovação e diz: “Espera aí. Será que eu entendi direito? O Amom foi pedir conselho para o maior inimigo da Zona Franca de Manaus?”.
O deputado estadual afirma que o adversário é despreparado e que isso é perigoso para Manaus.
“É muito despreparo. A Zona Franca de Manaus emprega mais de 500 mil pessoas de forma direta e indireta. São Paulo luta há anos para acabar com a Zona Franca. Nós amazonenses lutamos há anos para mantê-la. É perigo ser inexperiente quando se trata de um assunto tão importante como o emprego, o seu emprego”, afirmou Roberto Cidade.