Apuí -Vários moradores e trabalhadores da Vicinal Paulista, aproximadamente 80 quilômetros do distrito de Santo Antônio do Matupi, na zona rural de Manicoré, desmentem a versão que eles teriam atacado os agentes dos ICMBio na tarde desta quinta-feira, 28. Segundo estes moradores os mesmos também não armaram emboscada para queimar as viaturas do órgão ambiental que atua naquela região.
“Falaram que não iriam queimar os caminhões porque era área de amortecimento” afirma uma testemunha que estava no local no momento da operação. “Multaram o trator em 80 mil e os caminhões 10 mil reais cada um” afirma a testemunha que não quer ser identificado por medo de represálias.
No local aonde foram queimados os caminhões e tratores estavam 7 adultos e 2 bebê de colo, uma criança de nove anos e uma adolescente de 12 anos. E segundo relatos três homens foram obrigados a sair do local à pé. “Perdemos tudo o que tínhamos, imploramos para deixar retirar os caminhões e eles falaram que estava notificado e não poderia queimar”. Uma testemunha afirma que a população se revoltou e queimou as duas viaturas do órgão ambiental.
A testemunha reforça que não tinham, em mãos, as licenças para trabalhar no local e que uma mulher grávida que trabalhava no local passou mal e está abalada com o modo agressivo dos agentes ambientais. Segundo esta mesma testemunha uma moto e uma camioneta foi liberado para remover as crianças, a adolescente e a mulher grávida.
Esta não é a primeira vez que isto ocorre. Em outras ocasiões os agentes queimaram abrigos, casas, motos, camionetas, caminhões, tratores e destruíram motores. Todos em locais de fácil remoção.
Os agentes do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade foram resgatados pelos policiais militares do 2° Pelotão de Apuí. 12 policiais comandados pelo Capitão Roberto Carlos chegaram por volta das 23h00 ao acampamento de uma construtora que serviu de abrigo para estes agentes e chegaram às 04h30 da manhã em Apuí com os 04 militares da Força Nacional e 06 agentes do ICMBio. Foi usado um ônibus para locomoção destes agentes.
VEJA FOTOS:
Foto: Reprodução
*Com informações portaldozacarias