O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, foi flagrado na última quinta-feira (22) cantando “Garota de Ipanema” ao lado do presidente do Ifood Brasil, Diego Barreto, na casa do empresário. A cantora Paula Lima, presença frequente em eventos de apoio ao presidente Lula (PT), o ativista René Silva e o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, também aparecem cantando ao lado do ministro.
O evento consta na agenda de Barroso apenas como “Jantar em apoio ao Programa CNJ de ação afirmativa para ingresso na magistratura. Local: São Paulo-SP”. Vídeos que mostram Barroso soltando a voz com o presidente do Ifood foram publicados no perfil do Instagram de Paula Lima e de José Vicente.
Ifood tem interesse direto em ações que tramitam no Supremo
O Ifood está diretamente envolvido em discussões no STF relacionadas ao reconhecimento de vínculo empregatício entre entregadores e plataformas de delivery. Em diferentes processos que chegaram ao Supremo, a Corte já reconheceu e afastou o vínculo de emprego entre motoristas e aplicativos de entrega. No entanto, os ministros ainda não estabeleceram uma jurisprudência definitiva sobre o assunto.
Enquanto isso, iFood e outras empresas do setor tentam convencer os ministros sobre a importância do modelo de trabalho autônomo. Em dezembro do ano passado, Diego Barreto – que aparece no vídeo cantando ao lado de Barroso – participou de audiência Pública no STF defendendo a inexistência de vínculo de emprego entre trabalhadores de aplicativo e plataformas.
Barroso “soltou a voz” cercado de aliados de Lula
Convidada para cantar no evento, Paula Lima foi uma das atrações do Festival do Futuro – evento musical que ocorreu em Brasília durante a posse de Lula para comemorar a eleição do petista. A cantora, que também já compareceu a outros eventos de apoio ao atual presidente, já se referiu a Lula como um “super-herói”.
O reitor José Vicente, outro que apoia publicamente o petista, disse que o evento coloca o Brasil “rumo à justiça racial”. Ontem, vivemos um momento histórico na luta por um Judiciário mais representativo. Ao lado do Ministro Luís Roberto Barroso, da Procuradora Inês Coimbra e do presidente do iFood, Diogo Barretto, reunimos cerca de 50 empresários em um jantar institucional para apoiar a formação de juízes negros e indígenas no Brasil”, nas redes sociais.
René Silva, outro que aparece cantando junto com Barroso, também é apoiador de Lula, e bastante próximo à primeira-dama, Janja da Silva. No início da atual gestão Lula, o ativista social foi cogitado para assumir a Secretaria Nacional da Juventude, do governo federal, mas o cargo acabou ficando com o militante do PT e ex-vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Ronald Luiz dos Santos.