A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Especializado (CPE), na tarde de sexta-feira (02/07), desencadeou a operação “Mão de Ferro” no Bairro Mauazinho, na zona leste de Manaus.
Sob o comando do Tenente-Coronel Lima Júnior, atual Comandante do CPE, a ação comprovou a capacidade das tropas especializadas de atuarem de modo Integrado com as demais unidades de policiamento de segurança, utilizando novos recursos tecnológicos como drones, fundamentais para o sucesso da operação.
Durante as ações, foram apreendidos um revólver calibre 38, com numeração suprimida; três munições calibre 38 não deflagradas; uma arma de fogo calibre 28, fabricação caseira, com capacidade de oito cartuchos; três munições calibre 28, não deflagradas; quatro cigarros de substância com aspecto de maconha; 12 pinos com substância com característica de cocaína; 33 trouxinhas de substância com aspecto de oxi, quatro porções pequenas com característica de cocaína, duas porções pequenas de substância com aspecto de oxi e três balanças de precisão.
Apoio
Contando com os reforços da Força Nacional, as equipes do CPE puderam contar também com o apoio do helicóptero do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), e da equipe da Diretoria de Comunicação Social (DCS) PMAM, com o reconhecimento do terreno através de imagens realizadas por drone.
A operação “Mão de Ferro” foi reforçada pelas equipes de motocicletas ROCAM e apoio fluvial do Batalhão Ambiental, utilizando lanchas blindadas para realizar o cerco em áreas de acesso pelo rio.
Objetivando impactar um dos pontos críticos de Manaus, o bairro do Mauazinho, os policiais em ação apreenderam duas armas de fogo, além de drogas e captura de foragido da justiça.
Para o comandante da operação “Mão de Ferro”, no Mauazinho, Tenente-Coronel Lima Júnior, “os recursos de patrulhamento por terra, céu e água, que na verdade encurralaram infratores e infrações num dos locais considerados críticos pelos órgãos de segurança, o Mauazinho, deverão se repetir em outros bairros de Manaus, obedecendo os levantamentos do Serviço de Inteligência, que deverá apontar os outros locais onde haja atuação contundente de elementos adversos à Lei e à ordem”, pontuou o Tenente-Coronel da Polícia Militar.
Denúncias
A Polícia Militar orienta a população que ao tomar conhecimento de ações criminosas, informar imediatamente através do disque-denúncia 181 ou 190.