Na última segunda-feira (25), o Governo Federal, através de sua central de relacionamento, disponibilizou a opção de assinatura digital pelo celular. A tecnologia tem o intuito de permitir que a população assine através do aplicativo, qualquer documento que tenha integração com os poderes públicos.
A plataforma é unificada, contendo diversos serviços como consulta de certidões, certificado de vacinação, inscrições no Enem, consulta da carteira de habilitação, entre outros mais.
Para utilizar o sistema, é necessário realizar o cadastramento e escolher uma das três modalidades: bronze, prata e ouro. Cada uma dessas opções, representam um nível de segurança diferente e demanda certa coleta de dados própria.
Para obter a assinatura digital, é preciso se cadastrar nos níveis prata e ouro. Além disso, é necessário realizar o reconhecimento facial ou acessar o aplicativo.
Cerca de nove instituições bancárias já estão integradas ao projeto, como por exemplo Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Santander, Itaú etc. Através da plataforma digital, o cidadão deve clicar no link nomeado “assinar documentos digitalmente”, para que assim, seja direcionado a assinatura eletrônica.