A Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil) fez críticas ao Plano Safra 2024/2025. Elaborado pelo governo federal, trata-se do principal programa de crédito destinado à agricultura brasileira.
De acordo com a Aprosoja Brasil, “o atraso para o lançamento do Plano Safra 2024/2025 comprometeu o planejamento para tomadores de crédito e instituições financeiras.” Ainda segundo a instituição, “embora seja um mecanismo importante à disposição do poder executivo para incentivar a agropecuária brasileira, os recursos e condições anunciadas nesta quarta-feira, 3, em Brasília, são considerados insuficientes para atender as demandas da produção brasileira”.
Segundo Maurício Buffon, presidente da Aprosoja Brasil, um dos problemas é que a maior parte dos recursos não têm equalização de taxa de juros. “O ano de 2024 está sendo bastante desafiador e, infelizmente, o governo não está ajudando em nada o setor”, afirmou. Atualmente, o grão é cultivada em cerca
Aprosoja Brasil e o agro nacional
Com sede em Brasília, a associação conta com entes associados em 16 Estados do Brasil. Atualmente, a soja é o carro-chefe do agronegócio brasileiro.
Além disso, o grão in natura é o principal item na balança comercial brasileira. Em 2023, por exemplo, esse produto foi responsável por cerca de 16% de todo o faturamento do Brasil com o mercado externo.