O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, na última segunda-feira (07/04), a primeira palestra do projeto institucional “MP nas Escolas” no município de Manicoré em 2025. A atividade aconteceu na Escola Municipal Pastor João Batista e contou com a presença de cerca de 140 alunos do ensino fundamental.
Os promotores de Justiça Venâncio Antônio Castilhos de Freitas Terra, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Manicoré, e Ludmilla Dematte de Freitas Coutinho, titular da 2ª, conduziram a atividade, abordando temas fundamentais, como direitos da criança e do adolescente, proteção integral e prevenção à violência de gênero contra mulheres e meninas.
“O Ministério Público tem que se fazer presente nas escolas, pois, somente desta forma, as vozes de crianças e adolescentes serão ouvidas, já que a maioria dos crimes contra crianças e adolescentes ocorrem no ambiente intrafamiliar”, afirmou o promotor Venâncio Castilhos.
O projeto, que já é realizado na capital amazonense, está sendo expandido para o interior do Estado, com Manicoré sendo o primeiro município a receber as atividades. Em 2024, o projeto alcançou mais de 2.200 alunos em 17 palestras realizadas no segundo semestre.
Expansão
O objetivo principal do “MP nas Escolas” é promover a proteção integral de crianças e adolescentes, divulgando seus direitos e prevenindo a violência de gênero contra mulheres e meninas. As palestras serão realizadas ao longo de 2025, em escolas municipais e estaduais, tanto na zona urbana quanto na zona rural de Manicoré.
Além dos representantes do MPAM, sempre que possível, as atividades contarão com a participação de um membro do Conselho Tutelar, uma psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e um professor representante da escola visitada.
Pioneirismo
Manicoré foi o primeiro município do interior do Amazonas a receber o “MP nas Escolas”, que, no segundo semestre de 2024, realizou 17 palestras e impactou mais de 2.200 alunos.
“No ano de 2025, haverá uma atuação conjunta das 1ª e 2ª Promotorias de Justiça de Manicoré para implementação da iniciativa, que será expandida para a zona rural do município”, declarou a promotora Ludmilla Dematte.
Texto: Sofia Lourenço
Foto: Divulgação