Manaus/AM – Três pessoas foram presas em Manaus nessa terça-feira (16), durante uma operação da Polícia Federal para desmantelar um grupo criminoso que cooptava pessoas para servirem de “mulas” no tráfico de drogas interestadual.
Uma dessas prisões ocorreu no Residencial Vista das Copaíbas, no bairro Planalto, na zona centro-oeste. Um quarto integrante do grupo foi preso em Sorocaba, São Paulo.
O delegado Fábio Montenegro, contou como era que os alvos agiam e cooptam as mulas.
“A captação de pessoas ocorria em face de pessoas de baixa renda, na maioria das vezes eram pessoas jovens, com idade entre 20 e 30 anos. E era oferecido dinheiro para que fosse feito esse transporte via modal aéreo de Manaus para diversos outros estados”
O grupo traficava cocaína, maconha tipo skunk e outros tipos de entorpecentes que entravam pela tríplice fronteira do município de Tabatinga, onde também foi cumprido mandado de busca e apreensão.
Foto: Jander Robson/Portal do HolandaO delegado explica que o dinheiro do crime era lavado por meio da compra de carros. Durante a ação, 44 veículos, entre motos e carros, foram sequestrados por ordem judicial, a maioria deles carros de luxo de altíssimo valor no mercado.
“O grupo criminoso utilizava os veículos para lavagem de capitais e é muito utilizado pessoas interpostas. Então, a utilização de pessoas como laranjas foi verificada na investigação”.
Empresas de fachada também eram usadas na aquisição dos veículos. Além disso, a polícia também apreendeu veículos que estavam em nome dos alvos da operação.
Todos os veículos apreendidos na operação devem ficar sob o poder da Polícia Federal, como explica Fábio. “Os veículos apreendidos, após a finalização do inquérito, a PF pede o uso desses veículos ou a alienação antecipada”.
De acordo com ele, as pessoas envolvidas na rede criminosa vão responder por tráfico interestadual de drogas, tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capital.
As investigações continuam porque a perícia vai analisar o material apreendido como computadores, celulares, documentos e outros itens.
*Com informações Portal do Holanda